Contribuição de uma formação continuada a partir de um processo de avaliação para a melhoria da qualidade de uma creche

Autores

  • Antonia Emanuela Oliveira de Lima UFC
  • Fátima Sampaio Silva UFC

Resumo

Esta pesquisa analisou a contribuição de uma formação em contexto, desenvolvida por meio de um processo de avaliação, para a melhoria da qualidade de uma creche. Em relação ao processo de formação continuada, constituí­ram o aporte teórico as perspectivas de Nóvoa (1997), Shí¶n (1997) e Imbernón (2009). Foi desenvolvida, a partir de uma abordagem qualitativa, tratando-se de uma pesquisa-ação do tipo colaborativa, realizada em uma creche pública. O trabalho de campo constou da aplicação da escala ITERS-R na fase diagnóstica e do desenvolvimento de um processo de formação em contexto, seguido por uma segunda aplicação da escala. Nesse processo, além dos encontros de discussão entre os pesquisadores e a equipe pedagógica da escola, utilizou-se um processo de ví­deo formação. Os resultados mostraram uma pequena elevação da média total das subescalas, por ocasião da segunda aplicação da escala, indicando que a qualidade da creche passou do ní­vel inadequado para o mí­nimo, quando se considerou a média geral. O aumento de pontos em duas subescalas indicou a mudança do ní­vel mí­nimo para o bom. Revelaram, também, que a formação contribuiu para que as professoras, à luz dos conhecimentos construí­dos, refletissem sobre suas próprias práticas pedagógicas visando à melhoria da qualidade da creche. Palavras-chave: Avaliação da qualidade. Educação Infantil. Formação continuada.

Biografia do Autor

Antonia Emanuela Oliveira de Lima, UFC

Doutora em Educação Brasileira pela FACED-UFC, Mestre em Educação Brasileira pela FACED-UFC, graduada pelo departamento de Economia Doméstica da UFC e possui licenciatura em Pedagogia pela Universidade Metodista de São Paulo. Atua principalmente no setor de estudo: Desenvolvimento da criança, no qual já trabalhou como professora de Educação Infantil na Unidade Universitária Núcleo de Desenvolvimento da Criança da Universidade Federal do Ceará. Atualmente é professora do curso de Gestão de Polí­ticas Públicas do Departamento de Economia Doméstica da UFC em que discute sobre Direitos Humanos no Brasil; desenvolve trabalhos que inclui a formação de professores da Educação Infantil em vários municí­pios do estado do Ceará.

Fátima Sampaio Silva, UFC

PHd em Educação nos anos iniciais pela Universidade do Arizona, Tucson, USA, em 1977. Até o ano de 2012 era Professora Associada no departamento de Economia Doméstica da Universidade Federal do Ceará, setor de estudos;Desenvolvimento da Criança onde lecionava disciplinas relacionadas ao desenvolvimento e educação da criança; desenvolvia pesquisas e atividades de extensão relacionadas a esses temas. No perí­odo de 1991 a 2012, coordenou O Núcleo de Desenvolvimento da Criança, uma escola de Educação Infantil, cujo objetivo é desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas com a criança de zero a seis anos e a famí­lia. Fez parte também de um amplo Projeto de Extensão da UFC que desenvolveu atiividades relacionadas com saúde, educação, capacitação profissional e organização social em uma comunidade de periferia. Como parte deste projeto, coordenou um convênio de cooperação entre a Universidade de Alberta, Edmonton, Canada e a Universidade Federal do Ceará. Especificamente, os temas das pesquisas foram: desenvolvimento cognitivo e linguistico da criança e Educação Infantil (práticas pedagógicas e qualidade). Atualmente, presta colaboração ao Programa de Pós Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará, linha de Desenvolvimento, Linguagem e Educação da Criança.

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Publicado

06-02-2020

Como Citar

Lima, A. E. O. de, & Silva, F. S. (2020). Contribuição de uma formação continuada a partir de um processo de avaliação para a melhoria da qualidade de uma creche. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(49), 307–335. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/4710

Edição

Seção

Artigos