Contribuição de uma formação continuada a partir de um processo de avaliação para a melhoria da qualidade de uma creche
Resumo
Esta pesquisa analisou a contribuição de uma formação em contexto, desenvolvida por meio de um processo de avaliação, para a melhoria da qualidade de uma creche. Em relação ao processo de formação continuada, constituíram o aporte teórico as perspectivas de Nóvoa (1997), Shí¶n (1997) e Imbernón (2009). Foi desenvolvida, a partir de uma abordagem qualitativa, tratando-se de uma pesquisa-ação do tipo colaborativa, realizada em uma creche pública. O trabalho de campo constou da aplicação da escala ITERS-R na fase diagnóstica e do desenvolvimento de um processo de formação em contexto, seguido por uma segunda aplicação da escala. Nesse processo, além dos encontros de discussão entre os pesquisadores e a equipe pedagógica da escola, utilizou-se um processo de vídeo formação. Os resultados mostraram uma pequena elevação da média total das subescalas, por ocasião da segunda aplicação da escala, indicando que a qualidade da creche passou do nível inadequado para o mínimo, quando se considerou a média geral. O aumento de pontos em duas subescalas indicou a mudança do nível mínimo para o bom. Revelaram, também, que a formação contribuiu para que as professoras, à luz dos conhecimentos construídos, refletissem sobre suas próprias práticas pedagógicas visando à melhoria da qualidade da creche. Palavras-chave: Avaliação da qualidade. Educação Infantil. Formação continuada.Downloads
Publicado
06-02-2020
Como Citar
Lima, A. E. O. de, & Silva, F. S. (2020). Contribuição de uma formação continuada a partir de um processo de avaliação para a melhoria da qualidade de uma creche. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(49), 307–335. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/4710
Edição
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Artigos