Representações sociais das cotas raciais em duas universidades públicas do Estado do Rio de Janeiro: um estudo comparativo
Resumo
O sistema de cotas que existe no Brasil é acionado para sanar algum tipo de acessibilidade negada historicamente a determinados grupos sociais. O presente trabalho se pautou especificamente na discussão acerca das cotas raciais. Atualmente as discussões sobre cotas raciais têm sido vistas como um fenômeno gerador de conflitos pelo forte apelo identitário para determinados grupos. Nesse sentido, tem um enorme potencial para ser trabalhado com a Teoria das Representações Sociais proposta por Serge Moscovici, já que esse autor nos convida a refletir sobre o conhecimento gerado no cotidiano acerca dos objetos sociais desconhecidos ou não familiares e, por esse motivo, desafiadores. O objetivo do presente estudo foi identificar representações sociais acerca do sistema de cotas raciais no Rio de Janeiro a partir do discurso de 51 alunos cotistas e 50 alunos não cotistas de duas Universidades públicas. Utilizamos entrevistas com tarefas de evocação livre e perguntas semi estruturadas. Os resultados apontam diferenças importantes nas Representações Sociais entre os grupos na forma como se posicionam em relação às cotas raciais. Os cotistas são favoráveis e os não cotistas desfavoráveis. Ambos acham que as cotas deviam ser prioritariamente sociais, dizem não sofrer preconceitos e concordam que uma solução às cotas é a melhoria na educação pública nos segmentos básicos e médios. Palavras-chave: Ação-afirmativa. Educação. Representações sociais. Social representations of racial quotas in two universities in the state of Rio de Janeiro: a comparative study. Abstract The quotas that exist in Brazil are driven to solve some kind of historically denied access to certain social groups. This work was based specifically on the discussion of racial quotas. A phenomenon that leads to conflicts of identity with a strong appeal for certain groups has enormous potential to be working with the theory of social representations proposed by Serge Moscovici. This author invites us to reflect on the knowledge generated about objects in everyday social unknowns and, therefore, challenging. Thus, the purpose of this study was to identify Social Representations about the racial quota system in Rio de Janeiro from the discourse of quota students 51 and 50 students not shareholders of two public universities. The author invites us to reflect on the knowledge generated about objects in everyday social unknowns and, therefore, challenging. We use interviews with free recall tasks and semistructured questions. The results show important differences in social representations between the groups in terms of how they position themselves in relation racial quotas. The shareholders are favorable and the not shareholders are unfavorable. Both believe that quotas should be primarily social, they say not to suffer prejudice and agree that a solution to the quotas is to improve public education in primary and secondary segments. Key words: Affirmative action. Education. Social representations.
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