Representação social de pedagogas sobre a indisciplina escolar

Autores

  • Adriano Charles Ferreira Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Ademir José Rosso UEPG
  • Fernanda de Oliveira Moura UEPG
  • Bernadete Machado Serpe UEPG

Resumo

Resumo A indisciplina escolar é um problema que aflige o ambiente escolar e dificulta as práticas pedagógicas, se configura como uma queixa constante que angustia e preocupa as relações interpessoais dos atores educacionais. O objetivo do artigo é analisar as representações sociais das pedagogas sobre a indisciplina escolar. O enfoque teórico é a abordagem dimensional (MOSCOVICI, 2012), interpretada pela categoria de análise dos estudos do desenvolvimento moral (PIAGET, 1994). As informações foram coletadas mediante entrevistas semi-estruturadas (N=21) e a partir de uma listagem de termos derivada da pesquisa de Santos e Rosso (2012) procedeu-se triagens sucessivas de palavras para a elaboração do roteiro da entrevista. As informações foram coletadas em 19 escolas estaduais de Ponta Grossa-PR. A análise do corpus textual foi realizada com o auxí­lio do software Alceste, associada à análise de conteúdo. Os resultados apontam para representações sociais causais em relação à indisciplina escolar, com predominância da moral heterônoma, e indicam que em menor grau ocorrem situações com princí­pios de autonomia e cooperação. A primeira é dominante, na qual se atribui a um ou outro ator uma situação pedagógica, ligada ao controle; por sua vez, a segunda é menos expressiva, relacional, que requer um jogo de regras claras e negociadas em espaços e práticas escolares apoiadas em bases altruí­stas. Palavras-chave: Representação social. Pedagogas. Desenvolvimento moral. Abstract School indiscipline is a problem that afflicts the school environment and hampers pedagogical practices, constitutes a constant complaint that distresses and worries the interpersonal relations of educational actors. The purpose of this article is to analyze the social representations of pedagogues about school indiscipline. The theoretical approach is the dimensional approach (MOSCOVICI, 2012), interpreted by the analysis category of moral development studies (Piaget, 1994). The information was collected through semi-structured interviews (N = 21) and from a list of terms derived from Santos and Rosso's research (2012), successive word triages were elaborated for the interview script. The information was collected in 19 state schools in Ponta Grossa-PR. The analysis of the textual corpus was carried out with the aid of Alceste software, associated to content analysis. The results point to causal social representations in relation to school indiscipline, with predominance of heteronomous morality, and indicate that to a lesser degree situations occur with principles of autonomy and cooperation. The first is dominant, in which one or another actor is assigned a pedagogical situation, linked to control; In turn, the second is less expressive, relational, which requires a set of clear and negotiated rules in spaces and school practices supported on altruistic bases. Keywords: Social representation. Pedagogues. Moral development.

Biografia do Autor

Adriano Charles Ferreira, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Mestre em Educação. Professor de Geografia na Educação Básica - SEED, PR.

Ademir José Rosso, UEPG

Docente da Licenciatura em Biologia e do Programa de Pós-graduação em Educação da UEPG.

Fernanda de Oliveira Moura, UEPG

Licenciada em Pedagogia pela UEPG.

Bernadete Machado Serpe, UEPG

Licenciada em Pedagogia. Doutoraem Educação pela UEPG. Professora no Instituto Federal Catarinense, campus Blumenau.

Publicado

25-11-2018

Como Citar

Ferreira, A. C., Rosso, A. J., Moura, F. de O., & Serpe, B. M. (2018). Representação social de pedagogas sobre a indisciplina escolar. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 16(44), 198–220. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/3782

Edição

Seção

Artigos