A temática "abuso sexual" sob a ótica das representações sociais de alunos do ensino fundamental
Resumo
Este estudo teve como objetivo investigar as possíveis Representações Sociais (RS) de 26 alunos do 9º ano do ensino fundamental de um Colégio Estadual da cidade de Maringá, no Estado do Paraná, referente ao tema "Abuso Sexual". Como aporte teórico e metodológico foi utilizada a Teoria das Representações Sociais (TRS) de Moscovici, que visa investigar de maneira global a visão de um determinado grupo ou sujeito a respeito de um objeto ou de um sujeito. No procedimento de coleta de dados fez-se uso da "associação livre de palavras" e a análise situada no núcleo central das representações. Os resultados permitiram reconhecer a presença de RS sobre o tema, por meio de aspectos que fazem parte do senso comum, como por exemplo, reconheceram que o trauma, consequência do abuso, é causado apenas quando há penetração e a violência física deixada no corpo da vítima, não considerando outras formas de violência como a psicológica. Desta forma, as RS de abuso sexual identificadas entre os alunos se mostrou diretamente ligada à conjunção carnal, desconsiderando outras formas, o que pode deixá-los mais vulneráveis por não conhecerem o que efetivamente é tratado como abuso sexual, que causam consequências marcantes tanto quanto as que já conhecem. Palavras chave: adolescentes, violência sexual, educação básica. Abstract This paper searched the possibles Social Representations (SR) of the 26 students of the middle school in an state school in Maringa city"s, in the state of Paraná about the theme "sexual abuse". Our teorical and metodological aports was the Moscovici Social Representations Theory, which aims globally the view point of the an group or person about um objetc or subject. The procedure for data collection was the "free association" and the analysis situated in the representations central core. The results recognized the presence of the SR about the theme, by means of aspects that are part of common sense, for exemple, recognize that the trauma, abuse consequence, is caused only when there"s penetration and the physical violence left in the victim"s body, not considering others violence"s forms, like psychological. This way, the sexual abuse SR present among students, relate it directly to carnal conjunction, disregarding other ways, leaving more vulnerables for not knowing what is effectively sexual abuse, which have striking consequences as well as those they already know. Keywords: teens, sexual violence, basic education.Downloads
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