Narrativa e blog na contemporaneidade - o olhar das crianças na pesquisa

Autores

  • Adriana Hoffmann Fernandes UNIRIO

Resumo

O artigo propõe-se a apresentar um dos achados da pesquisa de Doutorado da autora. Nesse sentido coloca em diálogo a concepção de narrativa tradicional de Walter Benjamin e a perspectiva trazida por Silviano Santiago que, ao dialogar com Benjamin, destaca um novo modo de entender o narrador na contemporaneidade por ele nomeado de "narrador pós-moderno". O diálogo dos autores é o mote para a reflexão sobre a concepção que as crianças trazem do que são as narrativas (melhor entendidas como histórias do ponto de vista delas) nas recorrências surgidas nos diferentes campos da pesquisa (escolas pública, particular, espaço cultural e blog) para depois focar em especial um dos campos - o blog - em que se apresenta uma análise das postagens realizadas pelas crianças. Tal debate entre os autores sobre a narrativa junto ao que aponta Ana Maria Nicolacci em seus estudos sobre blogs fundamentam a análise das produções e falas das crianças a respeito de como viveram o processo de escrita no blog trazendo reflexões sobre as questões associadas a narrativa na contemporaneidade. As crianças pesquisadas apontam os sentidos do escrever, narrar, informar e suas nuances  e nos fazem pensar nos desafios que as novas mí­dias trazem para a escola e demais instâncias formadoras da sociedade.

Biografia do Autor

Adriana Hoffmann Fernandes, UNIRIO

Trabalha com educação há mais de 20 anos.Com experiência na educação infantil e ensino fundamental e fez Mestrado e Doutorado sempre pesquisando as questões da mí­dia na educação.  Tanto a sua pesquisa de mestrado quanto a de doutorado foram indicadas para Prêmios na área de Comunicação e Educação. É membro há 10 anos da Associação Nacional de Pós-graduação (ANPED) com sede no Rio de Janeiro (Brasil) e atualmente é avaliadora dos trabalhos na área de Comunicação e Educação no Encontro Anual da ANPED. Atua como professora adjunta na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e coordena o grupo de pesquisa "Cinema e narrativas de crianças e jovens em diferentes contextos educativos" com apoio da Fundação de Apoio a Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Tem várias publicações a partir das pesquisas realizadas na área em Congressos e revistas de reconhecida relevância.

Downloads

Publicado

25-04-2013

Como Citar

Fernandes, A. H. (2013). Narrativa e blog na contemporaneidade - o olhar das crianças na pesquisa. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 10(21), 94–120. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/366

Edição

Seção

Artigos