As inteligências expressas na corporeidade vivida no cotidiano escolar

Autores

  • Vilma Lení Nista-Piccolo UNISO
  • Ailton Jacob Oliveira UNISO
  • Amanda Pires Chaves UNISO
  • Yara Machado da Silva UNISO
  • Rafael José Espindola UNISO

Resumo

A partir da ciência moderna o corpo humano é compreendido numa perspectiva mecanicista e interpretado como corpo objeto/corpo máquina. A Educação relegou a corporeidade do sujeito, entendendo-a como a dimensão corpórea expressa em áreas marginais. Vivemos em uma sociedade que, ainda na contemporaneidade, compreende a mente separada do corpo, atribuindo a ela uma supremacia. As práticas educacionais vigentes, muitas vezes, demonstram a priorização dos processos cognitivos, em detrimento das manifestações expressivas e sensoriais. A escola deve ser um espaço favorável à expressão da corporeidade, respeitando a individualidade do educando, em sua pluralidade. Para isso, é preciso estimular os potenciais dos alunos, promovendo situações de aprendizagem que favoreçam a diversidade de comportamentos inteligentes. A teoria das Inteligências Múltiplas quebrou um paradigma educacional, pois trouxe uma visão pluralista da mente. A multiplicidade das inteligências permite identificar as dificuldades e facilidades que os alunos expressam em vários contextos escolares. Assim, é possí­vel ensinar por diferentes rotas de acesso ao conhecimento. O objetivo desse estudo foi buscar as relações conceituais dos fenômenos inteligência e corporeidade, presentes no cotidiano escolar. O procedimento metodológico pautou-se numa análise bibliográfica dos autores primários dessas temáticas. As considerações finais do trabalho demonstraram que o ser humano não aprende apenas com sua inteligência, mas também com sua corporeidade. A corporeidade dos educandos é considerada quando ações pedagógicas oportunizam diferentes manifestações de inteligência no cotidiano escolar. Valorizar a corporeidade de quem aprende é olhar para o aluno, reconhecendo seus potenciais e estimulando-o por meio de desafios. Palavras-chave: Corporeidade. Inteligência. Cotidiano Escolar. Abstract From modern science the human body is understood through a mechanistic perspective and interpreted as an object body / machine body. Education relegated the corporeity of the subject, understanding it as the corporeal dimension expressed in marginal areas. We live in a society that, even in contemporary times, understands the mind separate from the body, attributing to the mind a supremacy. Current educational practices often demonstrate the prioritization of cognitive processes in detriment of expressive and sensorial manifestations. School should be a place favorable to the expression of corporeity, respecting the individuality of the schoolchildren, in its plurality. For this, it is necessary to stimulate the students' potentials, promoting learning situations that improve the diversity of intelligent behaviors. The theory of Multiple Intelligences broke an educational paradigm because it brought a pluralistic view of the mind. The multiplicity of intelligences allows to identify the difficulties and facilities that students express in various school contexts. Thus, it is possible to teach through different access routes to knowledge. The objective of this study was to search for the conceptual relations of the intelligence and corporeity phenomena, present in the school routine. The methodological procedure was based on a bibliographic analysis of the primary authors of these subjects. The final considerations of the work demonstrated that the human being does not learn only with his mind, but also with his corporeity. The corporeity of the schoolchildren is considered when pedagogical actions offer different manifestations of intelligence in the school routine. To value corporeity of schoolchildren is to look at the student, recognizing his potentials and stimulating him through challenges. Keywords: Corporeity. Intelligence. Daily routines in schools.

Biografia do Autor

Vilma Lení Nista-Piccolo, UNISO

Licenciada em Educação Fí­sica e Bacharel em Fisioterapia, Mestre em Educação e Doutora em Psicologia Educacional pela Universidade Estadual de Campinas. Foi professora da Faculdade de Educação Fí­sica da UNICAMP, onde desenvolveu vários projetos de pesquisa e de extensão, criou diferentes grupos de estudo e foi chefe do Departamento de Educação Motora. Foi professora titular da Universidade Sao Judas Tadeu, onde criou e coordenou o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Fí­sica, sendo a responsável pela implantação dos Cursos de Mestrado e Doutorado na área. Também implantou o curso de graduação em Educação Fí­sica e Esporte da Metrocamp (Campinas), onde criou o Instituto do Esporte. Tem experiência com pesquisas e publicações nas seguintes Linhas de Pesquisa: Cotidiano Escolar, Formação Docente, Educação voltada í  Saúde, Educação Fí­sica escolar, Ginástica e Inteligência Corporal Cinestésica. Desde 2000, quando estudou na Universidade de Harvard, tem desenvolvido alguns estudos sobre as Inteligências Humanas. Atualmente integra o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba. Coordena o Grupo de Pesquisa POTENCIAL, que tem como foco de estudo as diferentes questões que permeiam a formação e atuação docente no cotidiano escolar, os conteúdos, métodos e os processos de avaliação desenvolvidos em vários ní­veis de ensino, além de identificar a percepção dos integrantes desse ambiente sobre inteligência humana. É pesquisadora do CNPq.

Ailton Jacob Oliveira, UNISO

Possui graduação em EDUCAÇÃO FÍSICA pela Facudade de Educação Fí­sica de Sorocaba (2001), PEDAGOGIA pela Faculdade de Administração e Contabilidade de São Roque (2011). Curso de Especialização em Gestão de Qualidade de Vida pela UNICAMP - Universidade de Campinas, Pós Graduação em Ergonomia em Processo de Produção pela Universidade de São Paulo. Mestrando na área de Educação na UNISO - Universidade de Sorocaba. Atualmente trabalha como Ergonomista na empresa multinacional CNH - Case New Holland, e trabalhou como professor universitário da FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DE SÃO ROQUE. Tem experiência na área de Recursos Humanos com enfase em Segurança e Saúde do Trabalhador, Relações trabalhistas e sindicais, Ergonomia em processo de produção.

Amanda Pires Chaves, UNISO

Licenciada em Educação Fí­sica pela Universidade Estadual Julio de Mesquita Filho (UNESP), campus de Presidente Prudente. Especialista em Metodologia do Ensino de Educação Fí­sica pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atualmente, doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba (UNISO), pesquisando principalmente os seguintes temas: Educação Superior, Formação de Professores, Docência Universitária, Educação a Distância, Educação Fí­sica.

Yara Machado da Silva, UNISO

Graduada em Licenciatura Plena Em Educação Fí­sica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP); e em Pedagogia pela Faculdade de Administração e Ciências Contábeis de São Roque (FAC). Possui Especialização em Iniciação Esportiva da Infância í  Adolescência pela Faculdade de Educação Fí­sica de Santo André (FEFISA). Aluna do Programa de Mestrado em Educação da Universidade de Sorocaba (UNISO). Atualmente atua como Professora de Educação Básica (PEB II), disciplina: Educação Fí­sica na Prefeitura Municipal de Sorocaba. É Arbitra Internacional de Ginástica Artí­stica (Categoria III) pela Federação Internacional de Ginástica (Atuou como NTO nos Jogos Olí­mpicos do Rio 2016). Tem experiência na área de Treinamento em Ginástica Artí­stica e Educação Fí­sica Escolar.

Rafael José Espindola, UNISO

Graduado em Licenciatura em Educação Fí­sica pela Universidade Estadual Paulista-UNESP/Campus de Presidente Prudente. Foi bolsista de Iniciação a Docência (PIBID) durante 2 anos em sua graduação. Fez parte do grupo de pesquisa intitulado Cultura Corporal de Movimento: Saberes e Fazeres. Integrou o Centro de Pesquisa e Estudos sobre Ludicidade, Infância e Juventude (CEPELIJ). Participou de um intercâmbio com duração de 6 meses para a Universidade de Santiago de Compostela, na qual cursou disciplinas na graduação em Magistério. Atualmente é aluno regular do programa de pós-graduação Mestrado em Educação da Universidade de Sorocaba (UNISO) na linha de cotidiano escolar. Possui experiência profissional na área escolar na qual atuou como professor de Educação Fí­sica.

Publicado

04-12-2018

Como Citar

Nista-Piccolo, V. L., Oliveira, A. J., Chaves, A. P., Silva, Y. M. da, & Espindola, R. J. (2018). As inteligências expressas na corporeidade vivida no cotidiano escolar. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 16(44), 369–393. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/3459

Edição

Seção

Artigos