As inteligências expressas na corporeidade vivida no cotidiano escolar
Resumo
A partir da ciência moderna o corpo humano é compreendido numa perspectiva mecanicista e interpretado como corpo objeto/corpo máquina. A Educação relegou a corporeidade do sujeito, entendendo-a como a dimensão corpórea expressa em áreas marginais. Vivemos em uma sociedade que, ainda na contemporaneidade, compreende a mente separada do corpo, atribuindo a ela uma supremacia. As práticas educacionais vigentes, muitas vezes, demonstram a priorização dos processos cognitivos, em detrimento das manifestações expressivas e sensoriais. A escola deve ser um espaço favorável à expressão da corporeidade, respeitando a individualidade do educando, em sua pluralidade. Para isso, é preciso estimular os potenciais dos alunos, promovendo situações de aprendizagem que favoreçam a diversidade de comportamentos inteligentes. A teoria das Inteligências Múltiplas quebrou um paradigma educacional, pois trouxe uma visão pluralista da mente. A multiplicidade das inteligências permite identificar as dificuldades e facilidades que os alunos expressam em vários contextos escolares. Assim, é possível ensinar por diferentes rotas de acesso ao conhecimento. O objetivo desse estudo foi buscar as relações conceituais dos fenômenos inteligência e corporeidade, presentes no cotidiano escolar. O procedimento metodológico pautou-se numa análise bibliográfica dos autores primários dessas temáticas. As considerações finais do trabalho demonstraram que o ser humano não aprende apenas com sua inteligência, mas também com sua corporeidade. A corporeidade dos educandos é considerada quando ações pedagógicas oportunizam diferentes manifestações de inteligência no cotidiano escolar. Valorizar a corporeidade de quem aprende é olhar para o aluno, reconhecendo seus potenciais e estimulando-o por meio de desafios. Palavras-chave: Corporeidade. Inteligência. Cotidiano Escolar. Abstract From modern science the human body is understood through a mechanistic perspective and interpreted as an object body / machine body. Education relegated the corporeity of the subject, understanding it as the corporeal dimension expressed in marginal areas. We live in a society that, even in contemporary times, understands the mind separate from the body, attributing to the mind a supremacy. Current educational practices often demonstrate the prioritization of cognitive processes in detriment of expressive and sensorial manifestations. School should be a place favorable to the expression of corporeity, respecting the individuality of the schoolchildren, in its plurality. For this, it is necessary to stimulate the students' potentials, promoting learning situations that improve the diversity of intelligent behaviors. The theory of Multiple Intelligences broke an educational paradigm because it brought a pluralistic view of the mind. The multiplicity of intelligences allows to identify the difficulties and facilities that students express in various school contexts. Thus, it is possible to teach through different access routes to knowledge. The objective of this study was to search for the conceptual relations of the intelligence and corporeity phenomena, present in the school routine. The methodological procedure was based on a bibliographic analysis of the primary authors of these subjects. The final considerations of the work demonstrated that the human being does not learn only with his mind, but also with his corporeity. The corporeity of the schoolchildren is considered when pedagogical actions offer different manifestations of intelligence in the school routine. To value corporeity of schoolchildren is to look at the student, recognizing his potentials and stimulating him through challenges. Keywords: Corporeity. Intelligence. Daily routines in schools.Downloads
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