Produções culturais surdas no You Tube: estratégias de negociação e consumo de identidades

Autores

  • Daiane Pinheiro Universidade Federal de Santa Maria
  • Márcia Lise Lunardi-Lazzarin Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

Esta pesquisa propõe discutir produções culturais surdas a partir do espaço midiático You Tube, tomando tal contexto como um lugar de ensino, de demarcação cultural e de constituição de identidades. A cultura, na perspectiva à qual essa pesquisa se ampara, está atravessada pelo processo discursivo e começa a ser estudada dentro de sua complexidade social, situada em uma arena de conflitos gerados pela busca de significação, que, portanto, fazem parte dos jogos das relações de poder/saber. Busca-se, diante do discurso da diferença, investigar as estratégias de produção de sujeitos surdos na contemporaneidade, tomando os ví­deos postados no You Tube e aqui analisados como dispositivos de produção. Foram escolhidos quatro ví­deos inseridos em duas categorias analí­ticas, selecionadas com base em uma planilha catalogada que permitiu a visualização gráfica dos í­ndices de produções culturais surdas, destacando os assuntos humor e educação. No campo humorí­stico, esses significados são colocados em circulação, produzindo representações que operam na lógica contemporânea, usando a comédia como estratégia para constituir outras identidades surdas, não menos culturais, mas talvez sobre outras verdades. No campo educacional, esses ví­deos situam o sistema de ensino inclusivo como uma ameaça à constituição do sujeito cultural surdo. Esses tensionamentos ainda fazem sentido nestes tempos em que a inclusão toma o palco das discussões polí­ticas educacionais na contemporaneidade. Fundamentada no campo dos Estudos Culturais em Educação, a pesquisa toma os empreendimentos metodológicos a partir de uma postura de suspeita, evitando os métodos prontos e permitindo direcionamentos maleáveis. 

Palavras-chave: produção cultural surda, negociação, consumo.

Biografia do Autor

Daiane Pinheiro, Universidade Federal de Santa Maria

Prof. Ms. Lotada no Departamento de Educação Especial - UFSM.

Márcia Lise Lunardi-Lazzarin, Universidade Federal de Santa Maria

Prof. Dr. Lotada no Departamento de Educação Especial - UFSM.

Downloads

Publicado

12-06-2013

Como Citar

Pinheiro, D., & Lunardi-Lazzarin, M. L. (2013). Produções culturais surdas no You Tube: estratégias de negociação e consumo de identidades. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 10(21), 121–153. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/334

Edição

Seção

Artigos