Narrativas (auto)biográficas e processos complexos de formação de um não escolarizado
Resumo
William Rodrigues Barbosa Doutorando pelo ProPEd/UERJ Avenida União, 859. Centro - Mesquita - RJ -CEP 26554000 21-3763-1378/ 21-98856-9833 Williamrb1067@gmail.com RESUMO: O texto reflete sobre os processos de formação de um sujeito comum a partir de narrativas (auto)biográficas, construídas em situação de entrevistas semiestruturadas, (re)visitando a história da educação em um movimento a contrapelo.Transita por espaços e tempos de diferentes fases da vida do colaborador, mostrando as dificuldades enfrentadas. Embora privado do direito à educação escolar, alfabetizado em outros ambientes, o narrador desenvolveu saberes que o habilitaram a operar na sociedade e a constituir aprendizagens do mundo letrado. Com base nos pressupostos da História Oral e da pesquisa (auto)biográfica em educação, reflexiona sobre o caráter complexo de formação e autoformação do indivíduo, percorrendo alguns fios, menos visíveis, dessa trama intrincada. Os desvelamentos proporcionados no estudo assemelham-se a experiências de outros adultos que recorrem à EJA, permitindo pensar a educação de outro lugar. Conclui que o tempo da escola não deve limitar-se a uma fase específica da vida humana, mesmo não sendo esta o único lócus de constituição de aprendizagens, o acesso a educação escolar é um direito constitucional imprescindível ao cidadão contemporâneo independente da faixa etária. E os saberes produzidos pela experiência para dar conta da vida em sociedade ainda precisam ser reconhecidos na formação escolar e na atividade profissional. Palavras-chave: processos de formação/autoformação; narrativas (auto)biográficas; redes de tessituras; práticas sociais Abstract The text reflects on the formation processes of a common subject from his (self) biographic narratives, constructed in the course of interviews, and (re)visiting the History in a contrary direction. It transits through spaces and times of different phases of collaborator's life, presenting the difficulties that he had to face off. Although he has been private to the right to scholar education, being literate in other spaces, the narrator has developed knowledge that enabled him to act in society, and to constitute literate world learning. Based on the presuppositions of Oral History and (self) biographic education research, the text reflects about the complex feature of formation and self-formation of a subject, following some less visible wires of this entrelaced networks. The findings provided resemble to other adult experiences who resort to Youth, Adult and Aged education, making possible to think education from other view. It concludes that school time is not limited to a human stage of life, even if it is not the single locus of learning, the access to school education is a constitutional right essential for the contemporary citizen independent of the age group. And the knowledge produced by experience to capacitate for life in society and still be recognized in school education and professional activity. Keywords: Formation/self-formation processes. (Self) biographic narratives. Social practices. Structure networks.Downloads
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