Escola, família e Educação Especial: a processualidade das relações em contextos brasileiro e mexicano
Resumo
O objetivo é apresentar reflexões sobre a diversidade de aspectos relacionados aos processos inclusivos escolares vividos em território brasileiro e mexicano. Assim, o texto focaliza as tensões vividas nas relações entre família, profissionais do ensino e a instituição escolar, compreendendo esta como espaço social de aprendizagem e inclusão. O texto emerge de um estudo comparado internacional que tomou como objeto de análise a processualidade das políticas de acesso e de permanência de pessoas com deficiência no ensino comum em dois municípios brasileiros e em um município mexicano. Metodologicamente, assumimos o estudo comparado como perspectiva de análise que busca superar os modelos de comparação exclusivamente quantitativos. Nesse sentido, por meio do estudo de documentos e da realização de grupos focais, procuramos conhecer as experiências e as singularidades de cada contexto. Articulada a essa perspectiva teórico-metodológica de análise, a pesquisa apoia-se também nos pressupostos teóricos da Sociologia Figuracional, elaborada por Norbert Elias. Os resultados indicam os dilemas vividos nas relações entre familiares dos alunos com deficiência e os profissionais do ensino que atuam com esses alunos, bem como a importância de se compreender a escola como espaço de aprendizagem e inclusão, compartilhado com a atuação dos familiares no desenvolvimento da criança em situação de deficiência. Destaca-se, ainda, a importância da permanência dos profissionais dos serviços de apoio especializado por maior tempo nas unidades escolares, pois eles podem contribuir para o sucesso da mediação, sensibilização e mobilização da comunidade escolar no que concerne ao processo de inclusão do público-alvo da educação especial. Palavras-chave: Educação especial. Estudo comparado internacional. Inclusão escolar. Relação família e escola. Abstract We aim to discuss about the perceptions of professionals working in special education support services and about to the conditions of realization the inclusive school in Vitória / ES-BRA, São Mateus / ES-BRA and in Xalapa / VER-MEX, as well as on the parent participation in this process. The text emerges from a broader study that took as object of analysis the process of the policies of access and permanence of people with disabilities in common education in these three municipalities. Methodologically, we assume the comparative study as a research perspective seeking to overcome the exclusively quantitative comparison models that aim to determine ideal values and / or profiles and, as an effect, legitimize colonizing policies. In this sense, through the study of documents and the realization of focus groups, we try to know the experiences and the singularities of each context. Articulated to this theoretical-methodological perspective of analysis, the research is also based on the theoretical assumptions of Figurational Sociology, elaborated by Norbert Elias. The results indicate that in Brazil and Mexico the professionals who work in specialized support services are responsible for the dynamization of the teaching and learning process of students with disabilities and for the contact with the parents of these students. We show that Brazilian and Mexican professionals consider the home as an important space for strengthening social inclusion, constituting the focus of actuation these professionals. Finally, we note the importance of increasing the time for actuation of professionals in specialized with disabled students in those two countries Keywords: Special education. International comparative study. Family and school relationship. School inclusion.Downloads
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