Trabalho docente e a educação empreendedora
Resumo
p { margin-bottom: 0.21cm; }a:link { }Trabalho docente e a educação empreendedora
RAIMANN, Elizabeth Gottschalg, Universidade Federal de Goiás/campus Jataí
LIMA, Antonio Bosco de, Universidade Federal de Uberlândia
O presente texto apresenta uma pesquisa de cunho bibliográfico que discute o trabalho docente no contexto da política de ampliação do ensino fundamental. Elucida as práticas empreendedoras e sua repercussão no interior da escola afetando o trabalho do professor. A análise está apoiada em Kosik (2011), Cêa (2007) e Antunes (2008). Busca-se, primeiramente, situar o empreendedorismo no liberalismo clássico, a partir das contribuições de Schumpeter (1985). Posteriormente, apresentar diferentes interpretações do seja na atualidade ser empreendedor. Por fim, problematizar o empreendedorismo, via projetos educacionais na escola, desnaturalizando o discurso no qual ser empreendedor é ter a possibilidade de exercer a sua cidadania participando do processo produtivo, conforme Dolabela (2011) em sua pedagogia empreendedora. A análise elucida que, contrariamente ao que se propala, ser empreendedor consiste numa das formas de precarização do trabalho, levando o individuo a se responsabilizar unicamente por suas dificuldades financeiras e o insucesso naquilo que se propõe a fazer de forma produtiva. Aponta, ainda, as implicações para o trabalho docente quando o professor passa a ser empreendedor de si, a qual tende a favorecer as práticas competitivas e graus paulatinos de individualismo, o que contribui para que o sujeito se afaste de uma lógica classista.
Palavras-chave: Trabalho docente. Educação empreendedora. Política educacional.
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