A mediação pedagógica na educação a distância da rede e-Tec Brasil
Resumo
O artigo apresenta um estudo sobre a mediação pedagógica realizada nos processos de ensinar e aprender nos cursos técnicos profissionalizantes da Rede Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec) do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IF-Sul) Campus Visconde da Graça (CAVG), realizados na modalidade a distância, durante os períodos letivos de 2009 e 2010. A pesquisa procurou compreender como as mediações desenvolvidas pelos professores tutores, foram capazes de significar as aprendizagens dos alunos, mudando o enfoque de um ensino de docência tradicional para um modelo pedagógico de ensino e aprendizagem com ênfase na construção do conhecimento. A investigação foi realizada a partir de relatos obtidos em um questionário construído com questões abertas, aplicado aos professores tutores em exercício, cujas respostas foram compiladas por meio da metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Com esta metodologia, buscou-se identificar o pensamento coletivo deste grupo responsável por mediar os processos de ensinar e aprender na nova modalidade de ensino. A partir da análise, problematizou-se o processo de mediação pedagógica realizado no e-Tec, bem como, a interação com o uso das tecnologias. A pesquisa identificou que o professor tutor ao trabalhar na EaD necessita rever sua forma de educar, pois sua prática profissional, muitas vezes, não contempla as mudanças necessárias para um fazer pedagógico compatível com essa modalidade de ensino. Para tanto, deve (re)configurar um ambiente de convívio que valorize os saberes do aluno, por meio de um atendimento individual e personalizado, para que neste espaço, ambos possam se transformar na convivência de forma mútua. Palavras-chave: Educação a distância. Mediação pedagógica. Rede e-Tec Brasil. The pedagogical mediation in distance learning of the e-Tec Brazil network Abstract The article presents a study on the pedagogical mediation conducted within the teaching and learning processes of the vocational technical courses from the Rede Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec) (Brazil Open Technical School Network) of the Instituto Federal Sul-rio-grandense (IF-Sul) Campus Visconde da Graça (CAVG), taken by distance learning, during the school years of 2009 and 2010. The research aimed to understand how the mediation done by instructors was able to signify students' learning, shifting the focus from a traditional school teaching to a pedagogical model of teaching and learning with emphasis on knowledge construction. The investigation was carried out based on reports obtained from an open question questionnaire answered by in-service instructors, whose responses were compiled using the collective Subject Discourse (CSD). With this methodology, it was sought to identify the collective thinking of this group, responsible for mediating the teaching and learning processes occurring in the new teaching approach. From the analysis, both the pedagogical meditation process at e-Tec and the technology-mediated interaction are addressed. The investigation found that instructors working on DL must review their teaching practice, since it does not often consider the necessary changes for the accomplishment of a pedagogical praxis compatible with such teaching approach. For this purpose, there must be a (re)configuration of the work environment that values students" knowledge by means of some individual and personalized assistance, so that both instructor and learner can transform each other in the sharing of this space. Key words: Distance learning. Pedagogical mediation. e-Tec Brazil network.Downloads
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