Ensino Fundamental no Grande ABC Paulista: fracasso e desempenho escolar

Autores

  • Paulo Sergio Garcia Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Leandro Campi Prearo Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Maria Carmo Romero Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Marcos Bassi Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Resumo

Dois temas, o fracasso e o desempenho escolar, têm estado presentes nas agendas das polí­ticas educacionais brasileiras nas últimas décadas. O fracasso escolar tem sido um fenômeno comum nos sistemas de educação. Ele traz consequências para o aluno, a famí­lia, a escola e a sociedade. O desempenho se tornou mais intenso a partir da criação do Sistema Brasileiro de Avaliação e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Este estudo revela e analisa a situação do Ensino Fundamental, anos finais, das escolas estaduais e municipais da região do grande ABC Paulista, com o foco sobre as taxas de reprovação, abandono escolar, distorção idade-série e o desempenho das escolas no IDEB, com detalhamento do fluxo escolar e do aprendizado dos alunos. Com a utilização de métodos mistos, informações foram coletadas nos microdados do Censo Escolar e da Prova Brasil e a partir de entrevistas com coordenadores pedagógicos. Os resultados mostraram, em geral, que mesmo em uma das regiões mais ricas do Brasil o desempenho dos alunos está quase que estagnado. A exceção é o municí­pio de São Caetano, que mostrou avanços significativos entre 2013 e 2015, devido à implantação de um Projeto de Gestão Pedagógica Monitorada, envolvendo especialistas, gestores escolares e professores. Na região, a cada, em média, duas horas e meia um estudante abandonava a escola, revelando uma realidade empobrecida. A contextualização dos resultados indicou uma demanda que responsabilizava alunos, famí­lias, professores, gestores escolares e escola. Esses resultados podem ser utilizados pelas autoridades polí­ticas e educacionais para fomentar discussões sobre a melhoria deste ní­vel de ensino. Palavras-chave: Fracasso escolar. Desempenho escolar. Ensino Fundamental. Abstract Two themes, school failure and school performance, have been present in Brazilian education policy agendas in recent decades. School failure has been a common phenomenon in our educational system. It has consequences for the student, family, school and society. School performance has become more intense after the creation of the Brazilian National System of Evaluation of Basic Education and the Basic Education Development Index. This study reveals and analyzes the situation of Elementary School (students from 11 to 14 years old), state and municipal schools, in the Greater ABC Paulista region, focusing on rates of failure, dropout, age-grade distortion and school performance in the IDEB. With the use of mixed methods, data were collected in the School Census (2012, 2013, 2014 and 2015) and using interviews with pedagogical coordinators. The results showed, in general, that even in one of the richest regions of Brazil student performance is almost stagnant. The exception is the city of São Caetano, which showed significant progress between 2013 and 2015, due to the implementation of a Monitored Pedagogical Management Project, involving specialists, school managers and teachers. In the region, on average, two and a half hours a student dropout the school, revealing an impoverished reality. The contextualization of the results indicated a demand that blamed students, families, teachers, principals, and school. These results can be used by political and educational authorities to foster discussions about the improvement of this level of education. Keywords: School failure. School performance. Elementary School.

Biografia do Autor

Paulo Sergio Garcia, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Professor dos cursos de pós-graduação (Mestrado e Doutorado); Coordenador do Observatório de Educação do Grande ABC

Publicado

28-11-2018

Como Citar

Garcia, P. S., Prearo, L. C., Romero, M. C., & Bassi, M. (2018). Ensino Fundamental no Grande ABC Paulista: fracasso e desempenho escolar. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 16(44), 238–265. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/2906

Edição

Seção

Artigos