Ensino Fundamental no Grande ABC Paulista: fracasso e desempenho escolar
Resumo
Dois temas, o fracasso e o desempenho escolar, têm estado presentes nas agendas das políticas educacionais brasileiras nas últimas décadas. O fracasso escolar tem sido um fenômeno comum nos sistemas de educação. Ele traz consequências para o aluno, a família, a escola e a sociedade. O desempenho se tornou mais intenso a partir da criação do Sistema Brasileiro de Avaliação e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Este estudo revela e analisa a situação do Ensino Fundamental, anos finais, das escolas estaduais e municipais da região do grande ABC Paulista, com o foco sobre as taxas de reprovação, abandono escolar, distorção idade-série e o desempenho das escolas no IDEB, com detalhamento do fluxo escolar e do aprendizado dos alunos. Com a utilização de métodos mistos, informações foram coletadas nos microdados do Censo Escolar e da Prova Brasil e a partir de entrevistas com coordenadores pedagógicos. Os resultados mostraram, em geral, que mesmo em uma das regiões mais ricas do Brasil o desempenho dos alunos está quase que estagnado. A exceção é o município de São Caetano, que mostrou avanços significativos entre 2013 e 2015, devido à implantação de um Projeto de Gestão Pedagógica Monitorada, envolvendo especialistas, gestores escolares e professores. Na região, a cada, em média, duas horas e meia um estudante abandonava a escola, revelando uma realidade empobrecida. A contextualização dos resultados indicou uma demanda que responsabilizava alunos, famílias, professores, gestores escolares e escola. Esses resultados podem ser utilizados pelas autoridades políticas e educacionais para fomentar discussões sobre a melhoria deste nível de ensino. Palavras-chave: Fracasso escolar. Desempenho escolar. Ensino Fundamental. Abstract Two themes, school failure and school performance, have been present in Brazilian education policy agendas in recent decades. School failure has been a common phenomenon in our educational system. It has consequences for the student, family, school and society. School performance has become more intense after the creation of the Brazilian National System of Evaluation of Basic Education and the Basic Education Development Index. This study reveals and analyzes the situation of Elementary School (students from 11 to 14 years old), state and municipal schools, in the Greater ABC Paulista region, focusing on rates of failure, dropout, age-grade distortion and school performance in the IDEB. With the use of mixed methods, data were collected in the School Census (2012, 2013, 2014 and 2015) and using interviews with pedagogical coordinators. The results showed, in general, that even in one of the richest regions of Brazil student performance is almost stagnant. The exception is the city of São Caetano, which showed significant progress between 2013 and 2015, due to the implementation of a Monitored Pedagogical Management Project, involving specialists, school managers and teachers. In the region, on average, two and a half hours a student dropout the school, revealing an impoverished reality. The contextualization of the results indicated a demand that blamed students, families, teachers, principals, and school. These results can be used by political and educational authorities to foster discussions about the improvement of this level of education. Keywords: School failure. School performance. Elementary School.Downloads
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