Ressonâncias do espí­rito livre no contexto educacional: de como estabelecer vivências de si mesmo.

Autores

  • Lúcia Schneider Hardt UFSC

Resumo

O texto estabelece um diálogo com o leitor a partir de um dado ficcional: o Zaratustra de Nietzsche adentra a República de Platão e decide discutir a forma de viver nesse lugar. Os diálogos produzem um movimento que visa contrapor os argumentos platônicos com os nietzschianos para verificar em que medida os espí­ritos livres conseguem estabelecer vivências de si mesmo na cidade. O espaço é um lugar que dá ao ser humano razões para viver.  Segundo Nietzsche é preciso perder o respeito pelo TODO. Talvez esse tenha sido o esforço de Zaratustra ao resolver adentrar o interior da República e nesse esforço faz sempre de novo um convite a todos nós para que habitando espaços pretensamente assépticos e bem definidos não nos deixemos capturar pelo todo/ordem, para a exemplo do nosso protagonista continuar indagando-se sobre as configurações materiais e práticas que dizem serem as ideais. Palavras-chave: formação, vivência, espí­rito livre, educação. Resonances of the free spirit in the educational context: the experience of how to establish yourself Abstract This text establishes a dialogue with the reader beginning with fictional data: Zaratustra, by Nietzsche, going into Plato"s Republic, discussing the way of living in this place. The dialogues produce a movement that plans to counterpoint the platonic arguments with the nietzschian ones to verify to what extend the free spirits are able to establish ways of one"s own living experiences in the city. Space is a place that gives human beings reasons for living. According to Nietzsche, it is necessary to lose respect for the WHOLE. This might have been the effort of Zaratustra while deciding to enter the Republic and, in this effort, there is an invitation to all of us to inhabit pretense aseptic and well defined spaces, we do not allow that the WHOLE captures us, so that, similarly to our protagonist, we are able to keep questioning us about the material and practical configurations sold as the ideals ones. Key words: Formation. Living experience. Free spirit. Education.

Biografia do Autor

Lúcia Schneider Hardt, UFSC

Formada em História pela UNISINOS (Universidade do Vale do Rio dos Sinos), mestre em Educação pela UFRGS (1995), Doutora em Educação pela UFRGS (2004). Professora adjunta III da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) atua na Pedagogia com a disciplina- Filosofia II.  Na Pós-Graduação ministra a disciplina - Teorias da Educação e Seminário da linha de pesquisa Filosofia da Educação. Tem experiência na área de formação de professores e atuou por vários anos no ensino público e comunitário nos Estados do RS e SC. O projeto de pesquisa em desenvolvimento na universidade versa sobre o tema : O espí­rito livre em Nietzsche. Atua em projetos de extensão com o propósito de manter contato com as dinâmicas da escola e seus complexos desafios educacionais.

 

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Publicado

04-03-2013

Como Citar

Hardt, L. S. (2013). Ressonâncias do espí­rito livre no contexto educacional: de como estabelecer vivências de si mesmo. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 10(20). Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/284

Edição

Seção

Artigos