Escola e comunidade: resolução de conflitos e contribuições para a formação moral
Resumo
O presente artigo tem como objetivo discutir as contribuições que a articulação entre escola e comunidade pode trazer ao processo de aprendizagem de resolução de conflitos interpessoais e, consequentemente, para a formação moral dos estudantes. Diante da diversidade que caracteriza a sociedade contemporânea, bem como das crescentes desigualdades e injustiças presentes, parte-se do princípio de que a escola, para além da instrução nos conteúdos historicamente acumulados, deve trabalhar formas mais éticas e democráticas de resolução de conflitos, em um projeto intencional de educação em valores. Compreende-se que a articulação entre escola e comunidade pode intensificar a convivência na diversidade e permitir um trabalho que enfatize as relações interpessoais baseadas na democracia e na justiça, além de promover novas abordagens e estratégias de resolução dos conflitos cotidianos. Nesse sentido, são apresentadas e analisadas três diferentes perspectivas de trabalho que vêm sendo implementadas no Brasil nos últimos anos, na intenção de discutir as possibilidades de articulação entre a instituição escolar e a comunidade de entorno, bem como as implicações de tal articulação para o trabalho com a resolução de conflitos na escola. Verifica-se que as perspectivas analisadas apontam para a relevância das relações fundamentadas no diálogo e da participação coletiva em projetos e ações comuns, vistos como formas possíveis de articulação entre escola e comunidade e que permitem a criação de novas formas de compreensão dos conflitos vivenciados. Palavras-chave: Escola. Comunidade. Resolução de conflitos. Educação moral. School and community: conflict resolution and contributions to moral formation Abstract The present work intends to discuss the contributions of school-community partnership in conflict resolution and moral education. Facing the social diversity and growing inequalities and injustices of contemporary society, school can promote an intentional project of moral education, by stimulating new forms of conflict resolution, based on more ethic and democratic ways. It is assumed that school-community partnership can enhance living with diversity, allow relationships based on democracy and justice as well as promote new perspectives in resolving interpersonal conflicts. Three different perspectives of working in Brazil are presented and analyzed, in order to discuss possibilities of school-community partnership and implications to work with conflict resolution in school. It is notice that the analyzed perspectives point to the importance of relations based on dialogue and collective participation in common projects and actions, viewed as possible ways of school-community partnership and allowing the creation of new ways of understanding daily conflicts. Key words: School. Community. Conflict resolution. Moral education.Downloads
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