Formação de professores e articulação entre teoria e prática no PNE e na discussão brasileira recente

Autores

  • Laélia Portela Moreira PPGE/UNESA
  • Helenice Maia PPGE/UNESA

Resumo

Resumo Dois blocos de metas do Plano Nacional de Educação (2014-2024), metas de 12 a 14 e de 15 a 18, referem-se aos profissionais da educação, à formação inicial realizada em ní­vel superior e em cursos de licenciatura, à formação continuada e à valorização da carreira, metas fundamentais tanto no escopo do Plano, quanto no que se refere à sua efetivação. No entanto, a formação e a profissão docente ainda se encontram em pleno debate, expondo posicionamentos ora centrados numa perspectiva acadêmica que enfatiza programas, currí­culos, disciplinas e saberes, ora numa perspectiva profissional, mais voltada para o trabalho, a prática e os fazeres. Uma questão recorrente tanto nos documentos oficiais, quanto na literatura relacionada à formação docente refere-se à necessidade de articulação entre os conhecimentos disciplinares e a formação pedagógica e, da mesma forma, à aproximação entre a universidade e a escola básica. A partir do exame das estratégias voltadas para a superação da dissociação existente, este trabalho analisa a discussão sobre essa temática apresentada em periódicos brasileiros, cotejando essa produção com o que propõem as metas e estratégias pertinentes à formação de professores para a superação dessa dicotomia. Palavras-chave: Plano Nacional de Educação; formação de professores; formação disciplinar e formação pedagógica; relação teoria e prática.

Publicado

29-11-2016

Como Citar

Moreira, L. P., & Maia, H. (2016). Formação de professores e articulação entre teoria e prática no PNE e na discussão brasileira recente. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 13(33), 181–198. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/2512

Edição

Seção

Artigos