Quando os esforços são grandes, mas não suficientes: o caso de jovens que abandonaram os estudos

Autores

  • Rosa Maria da Exaltação Coutrim Universidade Federal de Ouro Preto
  • Giovani Barbosa Prado Universidade Federal de Ouro Preto

Resumo

A ampliação do ensino formal no século XX no Brasil impactou na sociedade como um todo. Desde então, a escola vem interferindo de forma mais ou menos sutil, porém irreversí­vel, nas práticas familiares. Este trabalho é fruto de uma pesquisa sobre a constituição das práticas e saberes voltados ao processo de escolarização de duas gerações de famí­lias de camadas populares. A pesquisa teve como principal objetivo conhecer as práticas educativas e as transmissões familiares em duas gerações subsequentes de famí­lias de baixa renda que abandonaram os estudos. A abordagem escolhida foi a qualitativa e além da pesquisa documental foram feitas entrevistas com pais e filhos de três famí­lias de baixa renda. Para o presente artigo são analisados os depoimentos de três jovens adultos da segunda geração que abandonaram os estudos precocemente. Buscou-se conhecer as disposições familiares e o envolvimento familiar no processo de escolarização dos mesmos. A pesquisa revelou que, mesmo com baixa escolaridade, os pais valorizavam a escola. Houve a mobilização de diferentes agentes internos e externos à famí­lia em prol da continuidade dos estudos dos filhos, porém, apesar de todos os esforços, diante de dificuldades concretas e imediatas, esses jovens se viram forçados a deixar seus estudos precocemente. Palavras-chave: Camadas populares. Práticas educativas. Relação famí­lia-escola. Abstract The expansion of formal education in the twentieth century in Brazil affected the whole society. Since then, the school has been interfering in more or less subtle ways, but irreversible in family practice. This paper is result of a research on the constitution of practices and knowledge, focused on the schooling process of working class families in two generations. The research aimed to know the educational practices and family transfers in two subsequent generations of low-income families left school. The approach was qualitative and beyond the documentary research were made interviews with parents and children of three low-income families. The interviews were analyzed considering the contextualization and the internal logic of the own deponents and the group. In this article it was analyzed the speech of three young adults from the second generation. It sought to know the family rules and involvement in the educational process of them. The survey revealed that, even with low level of education, the families values the school. There was mobilization of different internal and external agents of the family to keep the children studying; however, despite of all efforts in face of real and immediate difficulties, these young people were forced to leave their studies early. Keywords: Educational Practices. Family-Shool Rlationship. Working Classes.

Biografia do Autor

Rosa Maria da Exaltação Coutrim, Universidade Federal de Ouro Preto

Sou professora Adjunta do Departamento de Educação da Universidade Federal de Ouro Preto. Lí­der do NESFE (Núcleo de Estudos Sociedade, Famí­lia e Escola). Atuo nas áreas de sociologia da educação e metodologia cientí­fica com especial interesse nos estudos sobre a relação entre famí­lia e escola; relações intergeracionais e socialização.

Giovani Barbosa Prado, Universidade Federal de Ouro Preto

Graduado em História pela Universidade Federal de Ouro Preto, especialista em educação e mestre em educação pela mesma universidade. Suas áreas de interesse são: História da relação famí­lia e escola; história da cultura; história contemporânea.

Publicado

30-05-2018

Como Citar

Coutrim, R. M. da E., & Prado, G. B. (2018). Quando os esforços são grandes, mas não suficientes: o caso de jovens que abandonaram os estudos. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 16(44), 141–160. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/2509

Edição

Seção

Artigos