O cotidiano da infância e das práticas educativas da educação do campo: categorias em construção na História Social da Infância e na História da Educação

Autores

  • Silvana Aparecida Bretas Universidade Federal de Sergipe
  • Elis Regina Nunes Mota Araujo Faculdade Pio X

Resumo

O presente artigo versa sobre a infância campesina e as práticas educativas da escola da educação do campo. Busca compreender o cotidiano da infância em uma comunidade rural em suas práticas econômicas, sociais e culturais, na perspectiva dos adultos e das crianças. A investigação empí­rica foi desenvolvida no Assentamento Fortaleza, localizado no Povoado Aningas, municí­pio de Nossa Senhora da Glória - SE. As questões tratadas são as seguintes: de que modo se constitui o cotidiano da infância campesina, tendo em vista as temporalidades já vivenciadas pelos adultos e pelas crianças que hoje vivem suas infâncias? Como se deu e como hoje se desenvolve esse cotidiano na comunidade e nas práticas educativas da escola? É possí­vel confirmar a existência de uma especificidade de infância campesina através da elaboração histórica do cotidiano da educação do campo? Tais questões tentaram ser esclarecidas na perspectiva dos estudos da História Social da Infância em cruzamento com a História da Educação. A metodologia constituiu-se um movimento de observação e de análise que transita entre a totalidade, a especificidade e a singularidade do objeto de estudo. Os resultados indicam que a luta pela terra, implica na luta pela educação escolar. Demonstram que os adultos foram crianças privadas de suas infâncias em função do trabalho infantil que os obrigou a abandonar a escola. Já entre as atuais crianças, a brincadeira e o trabalho ocorrem em um todo complexo, elas trabalham, mas com sentido de aprender a vida na roça sem deixarem de brincar e ir à escola.

Biografia do Autor

Silvana Aparecida Bretas, Universidade Federal de Sergipe

Iniciei minha carreira no magistério no ano de 1990 na rede oficial de ensino do estado de São Paulo, formada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita - UNESP, Campus de Araraquara. De lá para cá, cursei o mestrado em História e Filosofia na Universidade de Campinas - UNICAMP, no ano de 1995 e doutorado em minha Universidade de origem no ano de 2005. Neste mesmo ano tornei-me professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe, onde ministro a disciplina de Pesquisa em Educação na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma Universidade.

Publicado

29-05-2018

Como Citar

Bretas, S. A., & Araujo, E. R. N. M. (2018). O cotidiano da infância e das práticas educativas da educação do campo: categorias em construção na História Social da Infância e na História da Educação. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 16(44), 266–288. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/2432

Edição

Seção

Artigos