Juventude: entre o preço do consumo e o valor do compromisso

Autores

  • Idalberto José das Neves Júnior Universidade Católica de Brasí­lia (UCB)
  • Luiz Síveres Universidade Católica de Brasí­lia (UCB)
  • Paulo César Nodari Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Resumo

O perfil da juventude, no contexto do século atual é multifacetado. Percebem-se, entre algumas configurações familiares, organizações sociais ou movimentos culturais uma manifestação de esperança para mudar algumas dinâmicas sociais, dedicando-se desenvolver missões humanitárias, projetos comunitários ou causas ambientais. Mas por outro lado, a juventude está sendo introduzida numa era do vazio, descrita por Lipovetsky (2005) como um vazio existencial que precisa ser preenchido pelo dilúvio de informações disponibilizadas pelas redes sociais; de uma sociedade que está à deriva, explicitada por Castoriadis (2006) como um conformismo em relação às mudanças sociais e ambientais, embora preocupado com o crescimento econômico para produzir e consumir sempre mais; pela participação de uma sociedade global de consumidores, que segundo Bauman (2011) afeta a todos e a tudo aquilo que se relaciona com a condição humana, fazendo com que todos sejam cada vez mais consumidores, mas ao mesmo tempo transformados em produtos que precisam ser consumidos. Para tanto, estruturou-se este ensaio teórico, a partir dos autores Lipovetsky (2005), Castoriadis (2006), Bauman (2011), Taylor (2009), Morin (2005) e Oliveira (1993). O propósito deste artigo foi o de apresentar traços do perfil das juventudes, mecanismos da cultura do consumismo e sugerir proposições éticas para a vida pessoal e social, possibilitando fazer a travessia do preço do consumo para o valor do compromisso. Os resultados indicam que a retomada de alguns valores, vividos de forma singular ou coletiva, poderiam indicar para uma felicidade pautada na autenticidade, na proximidade e na solidariedade. Palavras-chave: Compromisso. Consumo. Juventude. Valor. Abstract The youth profile in the context of the present century is multifaceted. One sees among some family structures, social organizations or cultural movements in a positive way, a manifestation of hope to change some social dynamic a commitment to solidarity to promote people and projects, as well as the dedication to develop humanitarian missions, community projects or environmental causes. But on the other hand, youth is being introduced in an era of emptiness, described by Gilles Lipovetsky (2005) as an existential void that needs to be filled by the flood of information provided by social networks; a society that is drifting, explained by Cornelius Castoriadis (2006) as a conformism in relation to social and environmental change, although preoccupied with economic growth to produce and consume more and more; as well as the participation of a global society of consumers, which according to Zigmunt Bauman (2011), affects everyone and everything that relates to the human condition, causing everyone to be more and more consumers, but at the same time into products that need to be consumed. Therefore, structured this theoretical essay, from authors Lipovetsky (2005), Castoriadis (2006), Bauman (2011), Taylor (2009), Morin (2005) e Oliveira (1993). The purpose of this article was to present features of the profile of young people, mechanisms of the culture of consumerism, and suggest ethical propositions for personal and social life, allowing one to secure passage from the price of consumption to the value of commitment. The results indicate that the resumption of some values, lived singularly or collectively, could indicate to happiness guided by the authenticity, proximity and solidarity. Keywords: Commitment. Consumption. Value. Youth.

Biografia do Autor

Idalberto José das Neves Júnior, Universidade Católica de Brasí­lia (UCB)

Doutorando em Educação pela Universidade Católica de Brasí­lia (UCB), Mestrado em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação pela UCB. Graduações em Ciências Contábeis e em Tecnologia em Processamento de Dados pela Associação Cultural e Educacional de Barretos. Coordenador do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Católica de Brasí­lia - UCB. Gerente de Divisão da Diretoria de Controladoria do Banco do Brasil S.A. Tem experiência na área de Administração, Ciências Contábeis e Ensino Superior. Temas de estudo: ensino e pesquisa em contabilidade, controladoria, contabilidade de custos, perí­cia contábil, gestão do conhecimento e aprendizagem organizacional.

Luiz Síveres, Universidade Católica de Brasí­lia (UCB)

Graduado em Filosofia pela Pontifí­cia Universidade Católica do Paraná, Especialista em Aprendizagem cooperativa e tecnologias educacionais pela Universidade Católica de Brasí­lia, Especialista em Psicoterapia Junguiana pela Faculdade de Saúde de São Paulo, Mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasí­lia, Doutor em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasí­lia e Pós-Doutorado em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo. Autor dos livros: Encontros e diálogos: pedagogia da presença, proximidade e partida (2015); Universidade - Torre ou Sino? (2006); A dimensão humana do processo educacional (2001); Organizador dos livros: A extensão universitária como princí­pio de aprendizagem (2013; Processos de aprendizagem na extensão universitária (2012); Avaliação na educação superior - distintos olhares (2007). Co-organizador dos livros: A formação psicossocial do professor - As representações sociais no contexto educacional (2015); Há esperança, outro mundo é possí­vel (2011); Transcendendo fronteiras (2011); Ensaios sobre a justiça social (2009). Foi Pró-Reitor de Extensão, de Pesquisa e Pós-Graduação e atualmente é Coordenador do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Católica de Brasí­lia. Lí­der do Grupo de Pesquisa no CNPq: Comunidade Escolar - Encontros e Diálogos Educativos (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6922185706456896)

Paulo César Nodari, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Possui graduação em Filosofia (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade de Caxias do Sul (1991), graduação em Teologia pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1994), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998) e doutorado em Filosofia pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004), com perí­odo sanduí­che na Universidade de Tí¼bingen, Alemanha. Atualmente é professor Adjunto II na Universidade de Caxias do Sul. Foi professor no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul (PPGED-UCS). É professor no Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Filosofia da Universidade de Caxias do Sul (PPGFIL-UCS). É professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de Caxias do Sul (PPGDIR-UCS). Tem experiência nos seguintes temas: ética, liberdade, direitos humanos, paz, antropologia, educação. De 02/2011 a 07/2011, Pós-Doutoramento, em Filosofia, em Bonn (Alemanha).

Publicado

28-11-2018

Como Citar

Neves Júnior, I. J. das, Síveres, L., & Nodari, P. C. (2018). Juventude: entre o preço do consumo e o valor do compromisso. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 16(44), 161–176. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/2419

Edição

Seção

Artigos