O contexto escolar na promoção de processos-chave de resiliência em famí­lias não convencionais

Autores

  • Isaias Batista de Oliveira Júnior Universidade Estadual do Parana

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo caracterizar a escola como um contexto promotor ou não da resiliência de famí­lias que se organizam em modelos não convencionais. Como metodologia foi adotada uma revisão crí­tica da literatura em educação, sendo que, a fundamentação teórica que embasou este estudo foi a Teoria da Ecologia do Desenvolvimento Humano de Bronfenbrenner e aos estudos de resiliência familiar de Walsh nos possibilitando compreender o processo de formação social do sujeito mediante a interação do contexto familiar e escolar. Concluí­mos que a escola deve precaver-se de cuidados, pois, por mais que nos recusemos a assumir as múltiplas configurações familiares como verdadeiras, cada vez mais nos deparamos com alunos advindos de famí­lias organizadas em modelos não convencionais, portanto, é urgente que à escola adote estratégias que promovam os processos chave da resiliência mediante inclusão dessas famí­lias em seus ritos. Palavras-chave: Escola. Famí­lias Organizadas em Modelos Não Convencionais. Resiliência Familiar. We are facing a number of ways of being a family who are in direct contradiction to the accepted until the moment as unique and true. The family of postmodernity or contemporary is now considered a genre permeated by various species, this is the emergence of families organized in unconventional models. However, the school continues to spread in their rites, one set of ideas that departs from within these families. This text critical review of educational research literature, cut a large work for obtaining the doctorate in education aims to point out the school environment as a context promoter or not the resilience of family institutions that are organized on models not conventional. We hold our discussions in the Human Development Ecology to assist us in understanding the social process of formation of the subject by the interaction of family and school context resorting to family resilience studies to establish a positive relationship between family and school in promoting the resilience of families unconventional. We conclude that the school, with a view to strengthening individual and family, need to adopt strategies that promote resilience of key processes by including all forms of family rites. Keywords: School. Families Arranged Models Unconventional. Family resilience.

Biografia do Autor

Isaias Batista de Oliveira Júnior, Universidade Estadual do Parana

Professor Colaborador na Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR. Doutor em Educação na Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho. Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá. Pós Graduado em Psicopedagogia Clí­nica e Institucional . Pós Graduado em Neuropedagogia na Educação. Pós Graduado em Gestão Escolar. Licenciado em Pedagogia. Licenciado em Educação Fí­sica. Graduado em Nutrição.

Publicado

28-11-2018

Como Citar

Oliveira Júnior, I. B. de. (2018). O contexto escolar na promoção de processos-chave de resiliência em famí­lias não convencionais. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 16(44), 74–95. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/2407

Edição

Seção

Artigos