O Conhecimento do Profissional de Educação Fí­sica Escolar: Avaliação Motora

Autores

  • Geraldo Magela Rodrigues da Silva Júnior Universidade Estacio de Sá
  • Fernando Petrocelli de Azeredo Universidade Estácio de Sá
  • Rossana de Vasconcelos Pugliese Vito Laboratório de Estudos da Criança
  • Leonardo Chrysostomo dos Santos Universidade Estácio de Sá
  • Renato de Vasconcelos Farjalla Universidade Estácio de Sá

Resumo

Introdução: Durante toda a vida, os seres humanos estarão em constante contato com avaliações, seja avaliando ou sendo avaliado. Nesse contexto, o professor de Educação Fí­sica Escolar possui um impasse em distinguir o ato da "avaliação da aprendizagem das ações de testar e medir" dificultando, assim, a compreensão do ato avaliativo e de suas diferenças e importâncias para o ensino-aprendizagem. Desta forma, este estudo teve como objetivo principal, de maneira epistemológica, verificar o conhecimento e a aplicação de instrumentos de avaliação motora por professores de Educação Fí­sica Escolar. Procedimentos Metodológicos: O estudo foi composto por 15 professores sendo analisados somente professores com formação superior em Educação Fí­sica e em exercí­cio da profissão em instituições de ensino públicas ou privadas. O instrumento de avaliação deste estudo foi um questionário semiestruturado, disponí­vel por uma plataforma online especializada para pesquisas qualitativas: www.survio.com. Resultados: Através da análise de discurso, foi possí­vel identificar que somente 28,57% dos professores mantém uma atualização profissional constante; 42,86% realizam avaliações teóricas e práticas, 35,7% somente teóricas, 7,14% somente práticas, porém 64,2% não utilizam a avaliação motora (AM) com um instrumento válido e que 35,7% usam um instrumento válido para a AM. Instrumento utilizado de AM: 22% utilizam um instrumento adequado; 33% relatam que conhecem, mas não especificam o instrumento; 28% realizam registros diários e 17% não utilizam. Conhecimento de outros instrumentos: 18% citaram um instrumento adequado para AM; 54,5% relataram formas equivocadas de AM; 27,2% relataram não conhecer. Conhecimentos necessários para realização de AM: 23,3% ser um bom observador; 47,06% ter conhecimentos pedagógicos; 11,7% conhecimento corporal; 17,6% conhecimento técnico. Conclusão: Foi constatado que muitos dos professores não sabem o significado da própria avaliação o que demonstrou, em suma, uma total inabilidade do próprio professor de educação fí­sica escolar quanto à avaliação motora como uma ferramenta pedagógica importante no âmbito escolar. PALAVRAS-CHAVE: Conhecimento; Avaliação; Avaliação Motora; Educação Fí­sica Escolar.

Biografia do Autor

Geraldo Magela Rodrigues da Silva Júnior, Universidade Estacio de Sá

Graduação em Educação Fí­sica (UNESA) Pesquisador do Laboratório de Estudos da Criança, LABESCRI

Fernando Petrocelli de Azeredo, Universidade Estácio de Sá

Mestre em Ciências da Atividade Fí­sica (UNIVERSO). Professor no Departamento de Educação Fí­sica-UNESA/Petropolis.

Rossana de Vasconcelos Pugliese Vito, Laboratório de Estudos da Criança

Doutoranda em Psicologia (UERJ) Mestrado em Ciências da Motricidade (UCB) Coordenadora do Laboratório de Estudos da Criança, LABESCRI

Leonardo Chrysostomo dos Santos, Universidade Estácio de Sá

Doutorando em Ciências do Desporto (Trás-os-Montes e Alto Douro - Portugal) Mestrado em Ciências da Motricidade (UCB) Professor no Departamento de Educação Fí­sica-UNESA/Petropolis.

Renato de Vasconcelos Farjalla, Universidade Estácio de Sá

Doutorando em Ciências do Desporto (Trás-os-Montes e Alto Douro - Portugal) Mestrado em Educação Fí­sica (UGF) Professor no Departamento de Educação Fí­sica-UNESA/Petropolis.

Publicado

18-06-2018

Como Citar

Júnior, G. M. R. da S., Azeredo, F. P. de, Vito, R. de V. P., Santos, L. C. dos, & Farjalla, R. de V. (2018). O Conhecimento do Profissional de Educação Fí­sica Escolar: Avaliação Motora. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 16(44), 342–368. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/2404

Edição

Seção

Artigos