O Conhecimento do Profissional de Educação Física Escolar: Avaliação Motora
Resumo
Introdução: Durante toda a vida, os seres humanos estarão em constante contato com avaliações, seja avaliando ou sendo avaliado. Nesse contexto, o professor de Educação Física Escolar possui um impasse em distinguir o ato da "avaliação da aprendizagem das ações de testar e medir" dificultando, assim, a compreensão do ato avaliativo e de suas diferenças e importâncias para o ensino-aprendizagem. Desta forma, este estudo teve como objetivo principal, de maneira epistemológica, verificar o conhecimento e a aplicação de instrumentos de avaliação motora por professores de Educação Física Escolar. Procedimentos Metodológicos: O estudo foi composto por 15 professores sendo analisados somente professores com formação superior em Educação Física e em exercício da profissão em instituições de ensino públicas ou privadas. O instrumento de avaliação deste estudo foi um questionário semiestruturado, disponível por uma plataforma online especializada para pesquisas qualitativas: www.survio.com. Resultados: Através da análise de discurso, foi possível identificar que somente 28,57% dos professores mantém uma atualização profissional constante; 42,86% realizam avaliações teóricas e práticas, 35,7% somente teóricas, 7,14% somente práticas, porém 64,2% não utilizam a avaliação motora (AM) com um instrumento válido e que 35,7% usam um instrumento válido para a AM. Instrumento utilizado de AM: 22% utilizam um instrumento adequado; 33% relatam que conhecem, mas não especificam o instrumento; 28% realizam registros diários e 17% não utilizam. Conhecimento de outros instrumentos: 18% citaram um instrumento adequado para AM; 54,5% relataram formas equivocadas de AM; 27,2% relataram não conhecer. Conhecimentos necessários para realização de AM: 23,3% ser um bom observador; 47,06% ter conhecimentos pedagógicos; 11,7% conhecimento corporal; 17,6% conhecimento técnico. Conclusão: Foi constatado que muitos dos professores não sabem o significado da própria avaliação o que demonstrou, em suma, uma total inabilidade do próprio professor de educação física escolar quanto à avaliação motora como uma ferramenta pedagógica importante no âmbito escolar. PALAVRAS-CHAVE: Conhecimento; Avaliação; Avaliação Motora; Educação Física Escolar.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação e Cultura Contemporânea, o (s) autor(es) concordam com os seguintes termos:
I. O(s) autor(es) e o(s) eventual(is) coautor(es) conhecem e declaram concordar com as políticas editoriais da revista para a publicação de artigos e com os termos e diretrizes a seguir;
II. Os autores garantem que o trabalho não foi publicado anteriormente em meio eletrônico ou impresso, tampouco encaminhado para publicação em língua portuguesa em outros periódicos. Também asseguram que todos os autores participaram na elaboração intelectual de seu conteúdo;
III. Os artigos publicados representam, exclusivamente, a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição da Revista Educação e Cultura Contemporânea ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá;
IV. É responsabilidade do(s) autor(es) assegurar que o manuscrito não contenha elementos que revelem sua identidade, garantindo a revisão cega durante o processo de avaliação por pares. Para isso, devem ser adotadas as seguintes medidas: remover nomes de autores, afiliações institucionais e quaisquer informações pessoais do corpo do texto e das notas de rodapé; substituir referências à própria produção por termos neutros, como “Autor(a)” ou “Autor(a), ano”, evitando citações que permitam a identificação; nomear o arquivo de submissão de forma neutra, sem mencionar o nome do(s) autor(es); e excluir metadados do documento que possam identificar a autoria (ex.: propriedades do arquivo em editores de texto).
V. O responsável pela submissão deve certificar-se do preenchimento completo e correto das informações de todos os colaboradores, conforme solicitado no sistema de submissão, incluindo: nome completo, filiação institucional atualizada, e-mail, link para o currículo Lattes (para participantes brasileiros), ORCID e minicurrículo;
VI. O(s) autor(es) comprometem-se a submeter o manuscrito utilizando exclusivamente o template oficial disponibilizado pela Revista Educação e Cultura Contemporânea (REEDUC), assegurando o cumprimento integral das normas de formatação exigidas. Isso inclui a padronização de margens, fonte, espaçamento, estilo de citações e referências bibliográficas, conforme descrito nas Diretrizes para Autores. Submissões fora do padrão estabelecido poderão ser rejeitadas ou devolvidas para ajustes antes do encaminhamento à avaliação por pares.
VII. Caso tenha sido utilizado algum recurso de inteligência artificial (IA) durante a elaboração do manuscrito, o(s) autor(es) deve(m) declarar esse uso, seguindo as orientações do template e da seção "Declaração de Direito Autoral", disponíveis nesta página.