(Des)Conexões entre os Planos Estaduais de Educação alinhados ao PNE 2014-2024 e o Plano de Ações Articuladas

Autores

  • Donaldo Bello de Souza Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

Com a aprovação do PNE 2014-2024, novos desafios encontram-se postos ao Plano de Ações Articuladas (PAR), agora desvinculado do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, especialmente à sua implementação infranacional. Assim, o presente artigo tem por finalidade examinar, exploratória e descritivamente, como o PAR desponta nos Planos Estaduais de Educação (PEEs) elaborados ou adequados ao novo PNE, com vistas ao delineamento das formas de conexão que esses planos estaduais explicitam em seus respectivos documentos. De modo geral, com base nos 24 PEEs analisados, conclui que são muitas as frouxidões nos textos desses PEEs em relação ao PAR, cujos impactos no planejamento estadual tendem a ser evidenciados tanto ao longo das avaliações processuais do PNE 2014-2024, quanto desses PEEs, também com possí­veis desdobramentos locais na esfera da implementação dos Planos Municipais de Educação (PMEs).

Biografia do Autor

Donaldo Bello de Souza, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui Pós-Doutorado em Polí­tica e Administração Educacional pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCE) da Universidade de Lisboa (UL), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestrado em Educação pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Bacharelado e Licenciatura em Filosofia e Bacharelado em Pedagogia, também pela PUC-Rio. É Professor Associado no Departamento de Polí­ticas Públicas, Avaliação e Gestão da Educação (DEPAG) e Coordenador do Núcleo de Estudos em Polí­tica e História da Educação Municipal (NEPHEM) na Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É membro da Comissão Assessora para Avaliação de Polí­ticas Educacionais no Ministério da Educação / Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Aní­sio Teixeira (MEC/INEP). Co-coordenador do Núcleo Interinstitucional de Pesquisas: Observatório da Educação Municipal (NUPOEM) - FE/UERJ e FAE/Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É membro do Conselho Editorial dos periódicos ?Ensaio: Avaliação e Polí­ticas Públicas em Educação (Cesgranrio)? e da ?Revista Educação (PUC-RS)?. Lí­der do Grupo de Pesquisa "Polí­tica e História da Educação Municipal" junto ao CNPq/MCT e membro do Grupo de Pesquisa "Polí­tica e Administração de Sistemas Educacionais" (PASE/FAE/UFMG). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Polí­tica Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: polí­ticas públicas de educação, gestão e financiamento da educação. Conta, em 2016, com um total de 42 artigos em periódicos cientí­ficos (sendo que 4 aguardando publicação), 22 capí­tulos de livros, 4 livros publicados e 11 coletâneas organizadas, 20 prefácios/apresentações de livros e periódicos, além de 23 trabalhos completos publicados em Anais de eventos cientí­ficos no paí­s e no exterior (Portugal, Espanha, EUA, México, Cuba, Argentina, Chile e Uruguai).

Publicado

21-11-2016

Como Citar

Souza, D. B. de. (2016). (Des)Conexões entre os Planos Estaduais de Educação alinhados ao PNE 2014-2024 e o Plano de Ações Articuladas. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 13(33), 24–46. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/2334

Edição

Seção

Artigos