Interatividade, M-learning e apropriações das mídias digitais para a inovação da educação superior
Resumo
Ao repensar e ressignificar o uso das mídias sociais digitais, o presente estudo traz reflexões teórico-prático-pragmáticas sobre a utilização destas tecnologias na educação superior a partir de quatro plataformas de m-Learning: Facebook, WhatsApp, Viber e Google Docs. Tendo como principais aportes teóricos os estudos de Patrício e Gonçalves (2010), Gomes (2011), Gomes (2013), Ebeling (2014) e Oliveira et. al. (2014), a pesquisa é balizada a partir de uma abordagem exploratória que intercambia bibliografias com um olhar privilegiado sobre a utilização dessas novas mídias para um processo de ensino-aprendizagem inovador e dinâmico, voltado à validade empírica. Serão debatidos os históricos das tendências pedagógicas e seus pontos de interseção, bem como um panorama geral da cibercultura em seus principais aspectos, de sua forma estática à colaborativa e interativa. Por fim, apresenta-se algumas possibilidades de uso das supracitadas plataformas como apoio ao ensino presencial, problematizando como o seu uso pode, a partir de um planejamento interdisciplinar, colaborar para a efetividade da construção do conhecimento, por meio da interação em ambiências dinâmicas e participativas. Como resultados finais, observa-se uma tendência significativa da aprendizagem colaborativa e social, com suas didáticas voltadas para a abordagem inovadora, tendo a interatividade como vetor na implementação dessas plataformas para a docência. Palavras-chave: Plataformas digitais. Docência. Cibercultura. m-Learning. Abstract The present study provides theoretical-practical-pragmatic reflections on the use of new digital social media in higher education from four platforms of m-Learning: Facebook, WhatsApp, Viber and Google Docs. The main theoretical contributions are the studies of Patrício and Gonçalves (2010), Gomes (2011), Gomes (2013), Ebeling (2014) and Oliveira et. al. (2014), the research is based on an exploratory approach that exchanges bibliographies with a privileged view on the use of these new media for an innovative and dynamic teaching-learning process, focused on empirical validity. The history of pedagogical trends and their points of intersection will be discussed, as well as an overview of cyberculture in its main aspects, from its static to collaborative and interactive form. Finally, some possibilities of using the aforementioned platforms to support the classroom teaching are presented, discussing how their use can, from an interdisciplinary planning, collaborate for the effectiveness of the construction of knowledge, through interaction in dynamic and participatory approaches. The final result indicates a significant trend of collaborative and social learning, with its didactics focused on the innovative approach, with interactivity as a vector in the implementation of these platforms for teaching. Keywords: Digital platforms. Teaching. Cyberculture. m-Learning.Downloads
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