Plano Nacional de Educação, formação e valorização de professores na escola básica: contradições e impactos

Autores

  • Romilda Teodora Ens PUCPR
  • Marciele Stiegler Ribas PUCPR
  • Sueli Pereira Donato PUCPR
  • José Luis Oliveira PUCPR

Resumo

O presente artigo apresenta uma reflexão sobre as contradições e os impactos do PNE (2014-2024) para formação e valorização dos professores, no contexto neoliberal, em que a performatividade, a meritocracia, a exclusão e os í­ndices avaliativos predominam, traçando discursos cunhados pelo sentido da responsabilização dos professores. Com base em estudo documental, teórico-crí­tico, a partir da análise das metas 15, 16, 17 e 18 do Plano Nacional de Educação e suas estratégias (BRASIL, 2014), concernentes à formação e valorização dos profissionais da educação. Para isso, ao situá-las no cenário educacional brasileiro, em suas formas de regulação e vinculação polí­tica podemos observar que, numa polí­tica de formação que atende aos organismos multilaterais, temos metas traduzidas em números, que nos parecem aleatórios, cujas concretizações no contexto brasileiro atual sem o atendimento da meta 20 que trata do financiamento da educação serão inviabilizadas, como alerta Saviani (2014). Permanece o desafio contí­nuo da necessidade de polí­ticas efetivas que se traduzam em sólida formação, plano de carreira, valorização e condição de trabalho aos professores para que seja atenuada a condição histórica de precarização da formação e desvalorização das condições de trabalho e carreira docente.

Biografia do Autor

Romilda Teodora Ens, PUCPR

Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUCPR. Pesquisadora associada da FCC-CIERS-Ed. Coordenadora do Grupo de Pesquisa "Polí­ticas, Formação do Professor, Trabalho Docente e Representações Sociais" - POFORS.

Marciele Stiegler Ribas, PUCPR

Doutoranda em Educação pela Pontifí­cia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Membro do Grupo de Pesquisa "Polí­ticas, Formação do Professor, Trabalho Docente e Representações Sociais" - POFORS. Bolsista: CAPES/Fundação Araucária.

Sueli Pereira Donato, PUCPR

Doutoranda em Educação pela Pontifí­cia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Professora do Curso de Pedagogia da PUCPR. Membro do Grupo de Pesquisa "Polí­ticas, Formação do Professor, Trabalho Docente e Representações Sociais" - POFORS.

José Luis Oliveira, PUCPR

Doutorando em Educação pela Pontifí­cia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Membro do Grupo de Pesquisa "Polí­ticas, Formação do Professor, Trabalho Docente e Representações Sociais" - POFORS.

Publicado

25-05-2016

Como Citar

Ens, R. T., Ribas, M. S., Donato, S. P., & Oliveira, J. L. (2016). Plano Nacional de Educação, formação e valorização de professores na escola básica: contradições e impactos. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 13(33), 139–160. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/1880

Edição

Seção

Artigos