Contribuições da retórica para pensar a ação pedagógica
Resumo
Este artigo situa inicialmente a chamada crise da modernidade ou crise da razão, para, a partir daí, discutir o papel do professor e da escola no mundo de hoje. Por modernidade compreende-se o momento histórico-filosófico que marcou o advento de um homem voltado para a construção de métodos investigativos que lhe permitissem chegar a conclusões seguras sobre a natureza do universo e a respostas certas para as questões da vida prática, o que naturalmente repercutiu nos processos educativos. Em seguida, são feitas considerações sobre a gênese da escola moderna, buscando-se dimensionar seus principais objetivos e conflitos com base nas concepções de dois pensadores: Comênio e Herbart. A despeito das diferenças filosóficas e metodológicas que os separam, esses autores têm como pano de fundo comum a crença de que a escola que forma bem o aluno de hoje terá formado o homem de bem do amanhã. As duas concepções pedagógicas baseiam-se na analogia "o aluno está para a escola assim como o homem está para a sociedade". Por fim, com base na análise retórica, desenvolvida a partir das contribuições de Perelman e Olbrechts-Tyteca (1997, 2000) e de Meyer (1993, 1998, 2002), essas concepções são problematizadas visando a auxiliar os educadores a repensar os fins da ação pedagógica e da escola como agente de transformação social.
Palavras-Chave: modernidade - racionalidade - ação pedagógica - retórica
Contributions from Rhetoric to Action Pedagogical Thinking
Abstract
This article focuses primarily what is called modernity crisis or crisis of reason and then discusses the role of teacher and school in the world today. By modernity we understand the historical and philosophical moment that marked the advent of a man facing the construction of investigative methods that would enable him to draw strong conclusions about the nature of the universe and the answer to certain questions of practical life, which of course reflected in the educational processes. Then we discuss the genesis of the modern school, seeking to scale its main objectives and conflicts based on the concepts of Comenius and Herbart. Despite the methodological and philosophical differences that separate them, these authors have the background to common belief that the school how well form the student of today will have formed the good man of tomorrow. The two pedagogical concepts are based on the analogy "the student to school is just as man is in society." Finally, based on rhetorical analysis, developed from the contributions of Perelman and Olbrechts-Tyteca (1997, 2000) and Meyer (1993, 1998, 2002) these views are problematized in order to assist educators to rethink the purposes of pedagogical action and the school as an agent of social transformation.
Key-words: modernity - rationality - pedagogical action - rhetoric
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação e Cultura Contemporânea, o (s) autor(es) concordam com os seguintes termos:
I. O(s) autor(es) e o(s) eventual(is) coautor(es) conhecem e declaram concordar com as políticas editoriais da revista para a publicação de artigos e com os termos e diretrizes a seguir;
II. Os autores garantem que o trabalho não foi publicado anteriormente em meio eletrônico ou impresso, tampouco encaminhado para publicação em língua portuguesa em outros periódicos. Também asseguram que todos os autores participaram na elaboração intelectual de seu conteúdo;
III. Os artigos publicados representam, exclusivamente, a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição da Revista Educação e Cultura Contemporânea ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá;
IV. É responsabilidade do(s) autor(es) assegurar que o manuscrito não contenha elementos que revelem sua identidade, garantindo a revisão cega durante o processo de avaliação por pares. Para isso, devem ser adotadas as seguintes medidas: remover nomes de autores, afiliações institucionais e quaisquer informações pessoais do corpo do texto e das notas de rodapé; substituir referências à própria produção por termos neutros, como “Autor(a)” ou “Autor(a), ano”, evitando citações que permitam a identificação; nomear o arquivo de submissão de forma neutra, sem mencionar o nome do(s) autor(es); e excluir metadados do documento que possam identificar a autoria (ex.: propriedades do arquivo em editores de texto).
V. O responsável pela submissão deve certificar-se do preenchimento completo e correto das informações de todos os colaboradores, conforme solicitado no sistema de submissão, incluindo: nome completo, filiação institucional atualizada, e-mail, link para o currículo Lattes (para participantes brasileiros), ORCID e minicurrículo;
VI. O(s) autor(es) comprometem-se a submeter o manuscrito utilizando exclusivamente o template oficial disponibilizado pela Revista Educação e Cultura Contemporânea (REEDUC), assegurando o cumprimento integral das normas de formatação exigidas. Isso inclui a padronização de margens, fonte, espaçamento, estilo de citações e referências bibliográficas, conforme descrito nas Diretrizes para Autores. Submissões fora do padrão estabelecido poderão ser rejeitadas ou devolvidas para ajustes antes do encaminhamento à avaliação por pares.
VII. Caso tenha sido utilizado algum recurso de inteligência artificial (IA) durante a elaboração do manuscrito, o(s) autor(es) deve(m) declarar esse uso, seguindo as orientações do template e da seção "Declaração de Direito Autoral", disponíveis nesta página.