Análise Retórica e dialética de discursos acerca da educa-ção

Autores

  • Tarso Mazzotti Universidade Estácio de Sá

Resumo

Este artigo apresenta alguns procedimentos de análise retórica e dialética para o exame de doutrinas pedagógicas. O autor mostra como o esquema argumentativo "dissociação de noções" opera no âmbito dos discursos acerca da profissão docente, depois apresenta a distinção entre argumentos contraditórios e incompatí­vel para determinar os significados técnicos da análise dialética. De passagem trata do papel argumentativo das figura metáfora e metoní­mia na instituição de significados utilizados pelos autores. Conclui afirmando que o domí­nio dos esquemas argumentativos é condição para apreender os temas em debate em qualquer situação, particularmente nos que trata da educação, tema geral do artigo.

Palavras-chave: Análise retórica. Análise dialética. Pedagogias.

 

Rhetoric and dialectic Analysis

of the discourses about education

 

Abstract

This article presents some procedures of rhetorical and dialectic analysis for the examination of pedagogical doctrines. The author shows how the argumentative scheme " dissociation of notions" operates in the ambit of speeches about the teaching profession, and then he presents the distinction between contradictory and incompatible arguments to determine the technical meanings of the dialectic analysis. He deals briefly with the argumentative role of the figures metaphor and metonymy in the institution of meanings used by the authors. He concludes stating that the domain of the argumentative schemes is condition to apprehend the themes in debate in any situation, particularly in the ones that deal with education, general theme of the article.

Key words: Rhetorical analysis. Dialectic analysis. Pedagogies.

Downloads

Publicado

06-12-2011

Como Citar

Mazzotti, T. (2011). Análise Retórica e dialética de discursos acerca da educa-ção. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 8(17). Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/178

Edição

Seção

Artigos