Nova retórica e ensino de Ciências: uma interseção nas analogias

Autores

  • Márcio Silveira Lemgruber Silveira Lemgruber UFJF
  • Helena Rivelli UFJF

Resumo

A tradição retórica, que já foi por muitos séculos a base do ensino, oferece importantes contribuições para reflexões sobre a prática educacional. Noções como orador, auditório e acordos prévios podem ser muito úteis para se pensar relações pedagógicas com base no diálogo de saberes. Nossa contribuição para essa discussão se faz a partir do estudo da teoria da argumentação de Chaí¯m Perelman, estabelecendo relações entre a nova retórica e a educação. Nessa interseção, dedicamo-nos a uma reflexão sobre o uso de analogias como recurso didático no ensino de Ciências. Atribuir ao raciocí­nio por analogia a complexidade devida se torna indispensável para que conhecimentos mal questionados não se tornem obstáculos à aprendizagem.

Palavras-chave: Teoria da argumentação. Nova retórica. Analogias. Ensino de Ciências.

 

 

New rhetoric and science education: an intersection in the analogies

 

Abstract

The rhetorical tradition that has been for centuries the basis of teaching, offers important contributions to discussions on educational practice. Our contribution to this discussion is based on the study of argumentation theory of Chaí¯m Perelman, establishing relations between the new rhetoric and education. At this intersection, we are dedicated to a reflection on the use of analogies as a teaching resource in science educations. Assign the analogies the complexity becomes necessary for effective learning.

Key words: Argumentation theory. New rhetoric. Analogies. Science education.

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Publicado

06-12-2011

Como Citar

Lemgruber, M. S. L. S., & Rivelli, H. (2011). Nova retórica e ensino de Ciências: uma interseção nas analogias. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 8(17). Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/175

Edição

Seção

Artigos