Alunos em recuperação: um estudo sobre mecanismos de superação de defasagens e expectativas da escola
Resumo
Será discutido ao longo deste texto, o apoio oferecido pela escola aos alunos para superar defasagens, especificamente, a Recuperação Intensiva (RI), aqui entendida como "mecanismo de apoio escolar", conforme a Resolução SE no 02/2012, de 12 de janeiro de 2012. A RI é uma das formas estabelecidas pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo para, de modo intensivo, enfrentar as defasagens de aprendizagem de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental e implica a criação de uma sala com número reduzido de alunos, com aplicação de metodologia específica. A problemática deste texto consistiu em verificar se e como essa Recuperação Intensiva apoia os alunos na superação de suas defasagens de aprendizagem. A pesquisa partiu de um questionamento sobre o risco de que esse apoio aos alunos se desdobrasse em uma discriminação negativa (Castel, 2008, 2010) e seu desenvolvimento envolveu o acompanhamento dos trabalhos realizados em uma classe de 5º ano de RI de uma escola estadual de Ensino Fundamental, situada no município de Guarulhos-SP. Envolveu também entrevistas com educadores da escola e análise de vários documentos. Os resultados puseram em evidência que há, por parte da escola pesquisada, desde o início, uma baixa expectativa em relação à possibilidade de alunos com defasagens se recuperarem, nessas salas de RI, circunstância que coloca esses alunos, de saída, como perdedores e, dificilmente, em condições de usufruir o que a escola oferece para superação de defasagens. Tal constatação tornou afirmativo o questionamento inicial relativo à discriminação negativa.Downloads
Publicado
30-06-2016
Como Citar
Silveira, A. T. C., & Gualtieri, R. C. E. (2016). Alunos em recuperação: um estudo sobre mecanismos de superação de defasagens e expectativas da escola. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 13(32), 256–284. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/1497
Edição
Seção
Artigos