Alunos em recuperação: um estudo sobre mecanismos de superação de defasagens e expectativas da escola

Autores

  • Ana Terra Camilo Silveira Universidade Federal de São Paulo
  • Regina Cândida Ellero Gualtieri Universidade Federal de São Paulo

Resumo

Será discutido ao longo deste texto, o apoio oferecido pela escola aos alunos para superar defasagens, especificamente, a Recuperação Intensiva (RI), aqui entendida como "mecanismo de apoio escolar", conforme a Resolução SE no 02/2012, de 12 de janeiro de 2012. A RI é uma das formas estabelecidas pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo para, de modo intensivo, enfrentar as defasagens de aprendizagem de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental e implica a criação de uma sala com número reduzido de alunos, com aplicação de metodologia especí­fica. A problemática deste texto consistiu em verificar se e como essa Recuperação Intensiva apoia os alunos na superação de suas defasagens de aprendizagem. A pesquisa partiu de um questionamento sobre o risco de que esse apoio aos alunos se desdobrasse em uma discriminação negativa (Castel, 2008, 2010) e seu desenvolvimento envolveu o acompanhamento dos trabalhos realizados em uma classe de 5º ano de RI de uma escola estadual de Ensino Fundamental, situada no municí­pio de Guarulhos-SP. Envolveu também entrevistas com educadores da escola e análise de vários documentos. Os resultados puseram em evidência que há, por parte da escola pesquisada, desde o iní­cio, uma baixa expectativa em relação à possibilidade de alunos com defasagens se recuperarem, nessas salas de RI, circunstância que coloca esses alunos, de saí­da, como perdedores e, dificilmente, em condições de usufruir o que a escola oferece para superação de defasagens. Tal constatação tornou afirmativo o questionamento inicial relativo à discriminação negativa.

Biografia do Autor

Ana Terra Camilo Silveira, Universidade Federal de São Paulo

Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP) e Mestre em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência pela Universidade Federal Paulista (Unifesp).

Regina Cândida Ellero Gualtieri, Universidade Federal de São Paulo

Possui Graduação em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da USP, mestrado em Educação pela Faculdade de Educação da USP e doutora em História Social pelo Departamento de História da USP. É docente no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Educação e Saúde na Infância e na Adolescência da Universidade Federal de São Paulo.

Publicado

30-06-2016

Como Citar

Silveira, A. T. C., & Gualtieri, R. C. E. (2016). Alunos em recuperação: um estudo sobre mecanismos de superação de defasagens e expectativas da escola. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 13(32), 256–284. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/1497

Edição

Seção

Artigos