Corpo e educação: desconstruindo imagens para reconstruir pedagogias

Autores

  • Odailso Sinvaldo Berte Universidade Federal de Santa Maria
  • Raimundo Martins Universidade Federal de Goiás

Resumo

Este texto objetiva discutir modos como determinadas imagens e visões dualistas do corpo foram perpetradas na tradição ocidental influenciando formas de compreender a construção de conhecimentos, a pedagogia e as relações professor - aluno, em diferentes processos educacionais. A imagem dualista corpo x alma, herdada da Grécia antiga e convertida na relação corpo x mente, na idade moderna, delineia a estruturação da cultura ocidental e muitas de suas epistemologias, metodologias e pedagogias. Em proximidade com abordagens da pesquisa qualitativa e em diálogo com os Estudos Culturais, este texto descreve, analisa e interpela imagens dualistas do corpo e os modos como elas podem se entremear em processos de ensino-aprendizado apregoando determinados discursos, conceitos e conhecimentos que acirram dicotomias e oposições entre corpo e mente, conhecimentos escolares e contexto sociocultural. A partir dos questionamentos às imagens e entendimentos dualistas de corpo apresentadas, são propostas outras visões como o neologismo corponectividade (RENGEL, 2007), a compreensão da filosofia na carne (LAKOFF; JOHNSON, 1999) e a teoria corpomí­dia (KATZ; GREINER, 2005). Com estas abordagens emergem proposições de imagens desestabilizadoras (SANTOS, 1996) capazes de fomentar posturas crí­ticas e criativas na articulação de procedimentos pedagógicos em sintonia com a visão de educação estésica (DUARTE JÚNIOR, 2010) e, portanto, formas de educação que consideram o corpo, o prazer e os afetos como gestores de conhecimento.

Biografia do Autor

Odailso Sinvaldo Berte, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Arte e Cultura Visual - UFG Mestre em Dança - UFBA Especialista em Dança - FAP/UNESPAR Licenciado em Filosofia - UPF Professor, coreógrafo e pesquisador em Dança Contemporânea.

Raimundo Martins, Universidade Federal de Goiás

Pós-Doutor pela Universidade de Londres, Inglaterra e pela Universidade de Barcelona, Espanha; Doutor em Educação/Artes pela Universidade de Southern Illionis, Estados Unidos; É Professor do Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual da Universidade Federal de Goiás - UFG e organizador da Coleção Cultura Visual e Educação.

Publicado

21-07-2016

Como Citar

Berte, O. S., & Martins, R. (2016). Corpo e educação: desconstruindo imagens para reconstruir pedagogias. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 13(32), 307–326. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/1358

Edição

Seção

Artigos