Prática Pedagógica e Cotidiano Escolar: os desafios enfrentados por professores de Educação Fí­sica

Autores

  • Daniel Teixeira Maldonado Universidade São Judas tadeu
  • Sheila Aparecida Pereira dos Santos Silva Universidade São Judas Tadeu

Resumo

Este estudo de revisão bibliográfica teve como objetivo identificar aspectos que dificultam as mudanças na prática pedagógica dos professores de Educação Fí­sica Escolar. Foram consultadas obras publicadas no perí­odo entre 1989 e 2014 na literatura brasileira. Os resultados mostraram que as dificuldades enfrentadas por esses professores em seu cotidiano de trabalho e que produzem consequências para a modificação da prática pedagógica são: falta de infraestrutura fí­sica na escola, falta de materiais didáticos, indisciplina e falta de atenção dos alunos, problemas de relacionamento com a famí­lia dos alunos, uso de drogas, baixos salários e alta carga de trabalho. Tais aspectos precisam ser considerados quando se deseja melhorar a atuação do professor de Educação Fí­sica.

Biografia do Autor

Daniel Teixeira Maldonado, Universidade São Judas tadeu

Bacharel e Licenciado em Educação Fí­sica pela Universidade São Judas Tadeu. Realizou Curso de Formação Básica de Pesquisador em Ciências do Esporte pelo Laboratório de Aptidão Fí­sica de São Caetano do Sul (Celafiscs). Especialista em Educação Fí­sica Escolar e em Pedagogia dos Esportes pela Universidade Gama Filho. Mestre em Educação Fí­sica pela Universidade São Judas Tadeu. Doutorando em Educação Fí­sica pela Universidade São Judas Tadeu. Possui como linha de pesquisa o cotidiano das aulas de Educação Fí­sica Escolar e a implementação de Currí­culos dessa disciplina na escola. Foi Professor Efetivo do Estado de São Paulo e atualmente é professor efetivo da Prefeitura São Paulo e do Centro Paula Souza. Ministra cursos de extensão e palestras em Universidades e Redes de Ensino.

Sheila Aparecida Pereira dos Santos Silva, Universidade São Judas Tadeu

Graduada em Educação Fí­sica (1979) e em Pedagogia (1985) com Habilitação em Administração Escolar , ambas pela Universidade de São Paulo, mestrado em Educação: Supervisão e Currí­culo (1991) e doutorado em Educação: Psicologia da Educação (1997), ambos pela Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo. Professor titular da Universidade São Judas Tadeu atuando na graduação, mestrado e doutorado em Educação Fí­sica. Coordenou o ECOLE - Espaço de Conhecimento do Lazer e do Esporte na Secretaria Municipal de Esportes de São Paulo. Tem experiência na área de Educação Fí­sica, com ênfase em aspectos pedagógicos e curriculares, principalmente nos temas: educação fí­sica escolar, currí­culo, didática, formação profissional e motricidade humana. Membro da Red Latino Americana de Monitoreo y Evaluación e da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação.Coordenou Projeto de Cooperação Internacional SEME-UNESCO para aprimoramento do programa Clube Escola. Avaliou e propôs indicadores de monitoramento e avaliação do Programa Residência Docente da CAPES em cooperação com a UNESCO.

Publicado

21-01-2016

Como Citar

Maldonado, D. T., & Silva, S. A. P. dos S. (2016). Prática Pedagógica e Cotidiano Escolar: os desafios enfrentados por professores de Educação Fí­sica. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 13(32), 42–60. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/1332

Edição

Seção

Artigos