Relatos de um professor-investigador em ensino de Ciências: histórias do/no cotidiano da formação de professor em exercí­cio

Autores

  • Clívio Pimentel Junior Universidade Federal da Bahia

Resumo

Este artigo, tomando como fio condutor de ideias a metáfora da viagem de Ianni (2003), tem como objetivo descrever interpretativamente os efeitos de uma sequência de ensino, que conjugou técnicas autobiográficas e estudos de filosofia pós-positivista da ciência, na potencialização de atualizações das redes de saberes e fazeres de professores, entendidas como agenciadoras das maneiras de compor práticas pedagógicas curriculares. Para tanto, histórias e depoimentos cotidianos compartilhados na trajetória formativa de professores em exercí­cio na disciplina Ensino de Ciências Naturais II, curso de Pedagogia, Universidade do Estado da Bahia foram registrados e abordados numa perspectiva compreensiva. Noções sócio-fenomenológicas de Maffesoli (2007, 2008), registros pós-estruturalistas e pós-modernos dos modos de pesquisa, e aspectos filosóficos da ciência pós-positivista foram abordados na construção da sequência de ensino e da rede filosófico-metodológica da investigação. A pesquisação de cunho etnográfico (ANDRÉ, 2008) e a abordagem autobiográfica de Roth (2000) e Sá (2009, 2010) foram eleitas para articulação das ações planejadas pelo professor-investigador. Revelam-se compreensões construí­das em referências aos efeitos da proposta de ensino e às cenas e histórias interpretadas que, ao lado da ressignificação de estratégias didáticas fortemente ritualizadas no cotidiano escolar e sua transformação explí­cita em propostas coadunadas aos propósitos do ensino de ciências para a cidadania, permitem interrogar a dinâmica especular entre ensino de ciências na escola e ciência praticada pela comunidade cientí­fica ao (a/re)presentar marcas identitárias hí­bridas da ciência praticada no chão da escola.

Biografia do Autor

Clívio Pimentel Junior, Universidade Federal da Bahia

Mestre em Educação. Professor Substituto no Departamento de Educação II, Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia. Membro do Grupo de Pesquisa Formação em Exercí­cio de Professores - FEP/FACED/UFBA.

Publicado

23-05-2016

Como Citar

Junior, C. P. (2016). Relatos de um professor-investigador em ensino de Ciências: histórias do/no cotidiano da formação de professor em exercí­cio. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 13(32), 79–103. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/1296

Edição

Seção

Artigos