Articulações entre representações sociais e subjetividade: um estudo sobre a produção nacional entre 2000 e 2010

Autores

  • Helenice Maia Gonçalves Universidade Estácio de Sá
  • Clarilza Prado de Sousa FCC

Resumo

O objetivo desse estudo foi empreender um estado da arte dos estudos nacionais efetuados nos últimos dez anos sobre subjetividade e representações sociais com a intenção de buscar elementos para a construção de uma análise sobre subjetividade e representações sociais. Para mapear a produção acadêmica voltada às relações que se estabelecem entre representações sociais e subjetividade no campo da Educação, foi estabelecido, inicialmente, o critério "ocorrência das palavras chave". Foram localizadas 116 teses e 260 dissertações no Banco de Teses e Dissertações da CAPES, 390 artigos publicados em 15 periódicos qualificados pela CAPES (estratos A e B) disponí­veis na base Google Acadêmico; e 271 comunicações apresentadas nos Grupos de Trabalho Psicologia da Educação (GT 20) e Sociologia da Educação (GT 14) da ANPEd, num total de 1037 trabalhos. Em seguida, foi estabelecido o critério "ocorrência simultânea das palavras chaves em trabalhos relativos ao campo da Educação". A partir daí­, foram selecionados 15 dissertações, 16 artigos e nove comunicações que, por sua vez, foram categorizados segundo o tipo de pesquisa (empí­rica/não empí­rica), tema enfocado, sujeitos, contexto, metodologia, tipo de análise, resultados encontrados e possí­vel articulação entre representações sociais e subjetividade. Da análise de conteúdo do material coletado verificou-se a pouca expressividade da produção relacionada ao tema, assim como as tí­midas tentativas em articular representações sociais e subjetividade. Estas puderam ser identificadas ora nas introduções, ora no desenvolvimento dos textos, mas que em sua maioria apresentavam os dois temas separadamente, o que pode evidenciar que tal articulação ainda não constitui um problema a ser investigado no campo da Educação. Verificou-se, também, que na maioria dos trabalhos analisados, a bibliografia utilizada pelos pesquisadores brasileiros na década focalizada é calcada nas edições traduzidas dos trabalhos pioneiros de Serge Moscovici, Denise Jodelet e Jean-Claude Abric e de Celso Pereira de Sá publicados entre as décadas de 70 e 90. Tais produções não apresentam discussões aprofundadas sobre os sentidos subjetivos que os sujeitos individuais utilizam para organizar as representações sociais, o que incide sobre os trabalhos analisados. Essa é, portanto, uma possí­vel evidência da origem de problemas trazidos pela Teoria das Representações Sociais que reduzem sua efetividade na explicação psicossociológica. Palavras Chave - Subjetividade. Representações Sociais. Educação.

Publicado

05-03-2015

Como Citar

Gonçalves, H. M., & Sousa, C. P. de. (2015). Articulações entre representações sociais e subjetividade: um estudo sobre a produção nacional entre 2000 e 2010. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 12(27), 258–288. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/1260

Edição

Seção

Artigos