Reflexões sobre as metodologias de ensino em biologia utilizadas em uma escola itinerante

Autores

  • Erika Elias do Nascimento Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná - UNICENTRO.
  • Ana Lucia Suriani-Affonso Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná - UNICENTRO.
  • Adriana Massaê Kataoka Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná - UNICENTRO.
  • João Fernando Ferrari Nogueira Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná - UNICENTRO.

Resumo

Escolas itinerantes são escolas públicas, que compõem a rede estadual de ensino e asseguram a escolarização das pessoas acampadas, acompanhando a luta pela Reforma Agrária. Este estudo foi realizado nas turmas do 1º ao 3º ano da Escola Itinerante Caminhos do Saber, localizada em um Acampamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), no municí­pio de Ortigueira, Paraná, durante o primeiro semestre de 2013. Objetivamos analisar as metodologias de ensino em Biologia a partir das alternativas apresentadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais de Biologia (PCNs) e pelo Projeto Polí­tico Pedagógico da escola (PPP). As metodologias empregadas foram: observações das aulas e do caderno de Biologia de um aluno por turma, anotações em diário de campo e pesquisa bibliográfica. A partir dos resultados, verificamos diferenças entre as alternativas metodológicas elencadas nos PCNs e no PPP da escola e as metodologias praticadas pelo professor, havendo predominância de metodologias que ainda se configuram como formas tradicionais de ensino. Além disso, percebeu-se também um esforço na busca pela contextualização do que seria trabalhado e no incentivo para participação do aluno, porém esses processos ainda foram permeados pelo objetivo central de contemplar os conteúdos previamente estabelecidos pelo Estado e a contextualização pouco utilizou a realidade local para tornar o conhecimento significativo. Esses dados revelam uma deficiência no processo de formação crí­tica e emancipatória dos educandos.

Biografia do Autor

Erika Elias do Nascimento, Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná - UNICENTRO.

Licenciada em Educação do Campo pela Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná - UNICENTRO.

Ana Lucia Suriani-Affonso, Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná - UNICENTRO.

Doutora em Ciências, docente do Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO.

Adriana Massaê Kataoka, Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná - UNICENTRO.

Doutora em Ciências, docente do Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO.

João Fernando Ferrari Nogueira, Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná - UNICENTRO.

Graduando em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO.

Publicado

04-11-2015

Como Citar

do Nascimento, E. E., Suriani-Affonso, A. L., Kataoka, A. M., & Ferrari Nogueira, J. F. (2015). Reflexões sobre as metodologias de ensino em biologia utilizadas em uma escola itinerante. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 13(30), 244–268. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/1167

Edição

Seção

Artigos