A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO DOCENTE NO CURSO DE PEDAGOGIA

Autores

  • Giseli Cruz Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Armando Arosa Universidade Federal do Rio Janeiro

Resumo

O artigo discute a formação do pedagogo docente no curso de Pedagogia após as Diretrizes Curriculares aprovadas em 2006. A discussão desenvolvida baseou-se nos seguintes objetivos: rever o processo de instituição e o conteúdo das Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Pedagogia; analisar a relação entre Pedagogia e Docência e o desafio de formar o professor para a Educação Infantil e a primeira etapa do Ensino Fundamental no âmbito da formação do Pedagogo; mapear as atribuições do Pedagogo no cenário escolar de três sistemas municipais de ensino do Rio de Janeiro para fins de analisar a relação entre formação inicial e inserção profissional do pedagogo docente. Para fundamentar a argumentação, foram consideradas as ideias de alguns autores da área, em especial as de Cruz (2011), Gauthier (2006), Houssaye (2004), Roldão (2007) e Saviani (2007). A ideia força do texto reside na afirmação da formação de professores no curso de Pedagogia, sem secundarizar a Docência e sem abrir mão da Pedagogia. Palavras Chave: Curso de Pedagogia - Diretrizes Curriculares - Pedagogo Docente - Gestão Educacional.

Biografia do Autor

Giseli Cruz, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora e Pesquisadora da Universidade Federal do Rio de janeiro

Armando Arosa, Universidade Federal do Rio Janeiro

Professor e pesquisador da Universidade federal do Rio de janeiro

Publicado

21-11-2014

Como Citar

Cruz, G., & Arosa, A. (2014). A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO DOCENTE NO CURSO DE PEDAGOGIA. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 11(26), 30–68. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/1124

Edição

Seção

Artigos