QUINZE ANOS DO PERIÓDICO QUALITY IN HIGHER EDUCATION (PARTE II)
Resumo
Esta é a segunda parte da revisão dos artigos publicados na revista Quality in Higher Education a partir de sua criação, em 1995, até os dias atuais. Esta parte da análise focaliza a garantia de qualidade interna, melhorias no ensino e aprendizagem e avaliação do impacto da garantia da qualidade. Analisa também artigos sobre instrumentos de melhoria da qualidade, tais como pesquisas de feedback dos alunos, que têm desempenhado um papel cada vez mais importante nos processos de qualidade desde o início de 1990. A análise sugere que a garantia de qualidade resultou em transparência, e documentação mais clara, embora os processos externos pudessem ser melhor alinhados às atividades acadêmicas cotidianas. Demonstra que a garantia de qualidade tornou-se uma preocupação internacional, e que os procedimentos tornaram-se cada vez mais padronizados, para além das fronteiras nacionais. Demonstra ainda que, significativamente, a abordagem consumista da qualidade da Educação Superior, que é impulsionada por governos e alta administração, não foi recebida com entusiasmo pelos colaboradores da revista, e parece haver um forte compromisso com a autonomia e a liberdade acadêmica, embora os artigos também indiquem que a academia está propensa à inércia e à indiferença complacente. Finalmente, a análise sugere que ainda não está claro, mesmo após 15 anos, que os sistemas de garantia de qualidade tenham realmente melhorado a Educação Superior. Palavras-chave: História da Qualidade; Garantia da Qualidade; Melhoria de Qualidade; Internacionalização; Responsabilização e prestação de contas; Confiança; Definição de Qualidade; Auditoria; Acreditação; Sistemas Nacionais de Avaliação; Sistemas Nacionais de Qualidade; Indicadores de Desempenho; Revolução da Qualidade.Downloads
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