"Nós não vamos fugir disso!": tensão e expectativas em torno do telefone celular como recurso pedagógico no processo ensino-aprendizagem em São José, Santa Catarina
Resumo
A utilização do telefone celular no ambiente escolar tem se tornado assunto polêmico, a ponto de legislações municipais e estaduais proibirem o acesso a essas tecnologias em tais espaços. Nesse cenário, o presente estudo tem como objetivo refletir sobre o uso do telefone celular como recurso pedagógico, em particular na disciplina de Língua Inglesa. Para tanto, apresenta os resultados de uma pesquisa de campo, de natureza qualitativa, desenvolvida junto a docentes deste componente curricular, que tanto acatam quanto burlam os ditames legais instituídos em torno desta temática. As opiniões e experiências dos docentes evidenciam a tensão e as expectativas no que concerne à inclusão dessas ferramentas modernas como apoio didático. Não obstante as legislações vigentes, os docentes já vêm explorando essas inovações em suas práticas docentes, ainda que o temor da indisciplina em sala de aula desponte como impeditivo central.Downloads
Publicado
29-08-2016
Como Citar
da Rocha, G. J., & Lisboa, W. T. (2016). "Nós não vamos fugir disso!": tensão e expectativas em torno do telefone celular como recurso pedagógico no processo ensino-aprendizagem em São José, Santa Catarina. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 13(32), 132–151. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/1113
Edição
Seção
Artigos