"Nós não vamos fugir disso!": tensão e expectativas em torno do telefone celular como recurso pedagógico no processo ensino-aprendizagem em São José, Santa Catarina

Autores

  • Gesiel Jacinto da Rocha Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC)
  • Wellington Teixeira Lisboa Universidade Católica de Santos

Resumo

A utilização do telefone celular no ambiente escolar tem se tornado assunto polêmico, a ponto de legislações municipais e estaduais proibirem o acesso a essas tecnologias em tais espaços. Nesse cenário, o presente estudo tem como objetivo refletir sobre o uso do telefone celular como recurso pedagógico, em particular na disciplina de Lí­ngua Inglesa. Para tanto, apresenta os resultados de uma pesquisa de campo, de natureza qualitativa, desenvolvida junto a docentes deste componente curricular, que tanto acatam quanto burlam os ditames legais instituí­dos em torno desta temática. As opiniões e experiências dos docentes evidenciam a tensão e as expectativas no que concerne à inclusão dessas ferramentas modernas como apoio didático. Não obstante as legislações vigentes, os docentes já vêm explorando essas inovações em suas práticas docentes, ainda que o temor da indisciplina em sala de aula desponte como impeditivo central.

Biografia do Autor

Gesiel Jacinto da Rocha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC)

Especialista em Mí­dias na Educação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC). Graduado em Letras pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Docente na rede municipal de ensino de São José, Santa Catarina.

Wellington Teixeira Lisboa, Universidade Católica de Santos

Professor Adjunto do Departamento Acadêmico de Linguagem e Comunicação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Doutor em Sociologia na Universidade Estadual de Campinas. Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de Coimbra. Atuou como orientador no curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Mí­dias na Educação, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina.

Publicado

29-08-2016

Como Citar

da Rocha, G. J., & Lisboa, W. T. (2016). "Nós não vamos fugir disso!": tensão e expectativas em torno do telefone celular como recurso pedagógico no processo ensino-aprendizagem em São José, Santa Catarina. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 13(32), 132–151. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/1113

Edição

Seção

Artigos