A produção cientí­fica sobre a Educação a Distância em Mato Grosso do Sul: lacunas e tendências

Autores

  • Carla Busato Zandavalli M. Araujo CED/CCHS/UFMS
  • Carliani Portela do Carmo UFMS
  • Vinícius de Oliveira Bezerra UFMS
  • Antonio Victor Alves de Freitas UFMS

Resumo

Neste artigo são apresentados resultados de um estudo bibliográfico cujo objetivo foi o de identificar e analisar a produção cientí­fica sobre a Educação a Distância (EaD) em Mato Grosso do Sul (MS) e sobre a EaD na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), de modo a traçar as tendências e as lacunas desta produção. Foram realizadas consultas no Banco de Teses e Dissertações da Capes; na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do IBICT; nas bibliotecas das universidades locais e nos sites dos programas de Pós-graduação Stricto Sensu destas instituições; na Scielo.br e na base de Periódicos da Capes. Os resultados apontam para a existência de grandes lacunas, pois os 23 estudos selecionados representam menos de 1% do montante de trabalhos nas bases investigadas, muitos dos quais não são disponibilizados na í­ntegra. Neles, destaca-se a temática da EaD como meio de formação inicial e continuada de professores. Os estudos explicitam os limites do desenvolvimento da modalidade a distância e a necessidade de aprimoramento das polí­ticas educacionais, sendo que 82,6% consideram, que apesar dos problemas, a oferta da EaD atende a demandas sociais concretas e 17,4% indicam que a modalidade expressa as polí­ticas neoliberais e traz prejuí­zos importantes à qualidade de ensino. Concluiu-se que há grande lacuna de estudos sobre a EaD em Mato Grosso do Sul, principalmente aqueles que analisem os aspectos contraditórios de sua constituição.

Biografia do Autor

Carla Busato Zandavalli M. Araujo, CED/CCHS/UFMS

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Católica Dom Bosco (1988), Graduação em Educação Artí­stica pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1988), Mestrado em Educação pela UFMS(1997) e Doutorado em Educação pela UFMS (2009). Atua desde 1989 em cursos de formação de professores. Foi Coordenadora da Comissão Própria de Avaliação do Centro Universitário de Campo Grande e Pró-Reitora Acadêmica da mesma instituição. É professora adjunta da UFMS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação de sistemas, autoavaliação, formação de professores, expansão e permanência no ensino superior, tecnologias aplicadas í  educação, educação a distância. Participa do Grupo de Pesquisa Universitas/RIES, do Grupo de Estudos e Pesquisa em Polí­ticas de Educação Superior (GEPPES) e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Aberta e a Distância (GEPEAD).

Carliani Portela do Carmo, UFMS

Estudante do Curso de Pedagogia, modalidade presencial na UFMS. Bolsista PIBIC/CNPQ.

Vinícius de Oliveira Bezerra, UFMS

Estudante do Curso de História da UFMS. Bolsista PIBIC voluntário.

Antonio Victor Alves de Freitas, UFMS

Estudante do Curso de História da UFMS. Bolsista PIBIC voluntário.

Publicado

07-07-2015

Como Citar

Araujo, C. B. Z. M., do Carmo, C. P., Bezerra, V. de O., & de Freitas, A. V. A. (2015). A produção cientí­fica sobre a Educação a Distância em Mato Grosso do Sul: lacunas e tendências. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 13(30), 25–52. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/1096

Edição

Seção

Artigos