A produção científica sobre a Educação a Distância em Mato Grosso do Sul: lacunas e tendências
Resumo
Neste artigo são apresentados resultados de um estudo bibliográfico cujo objetivo foi o de identificar e analisar a produção científica sobre a Educação a Distância (EaD) em Mato Grosso do Sul (MS) e sobre a EaD na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), de modo a traçar as tendências e as lacunas desta produção. Foram realizadas consultas no Banco de Teses e Dissertações da Capes; na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do IBICT; nas bibliotecas das universidades locais e nos sites dos programas de Pós-graduação Stricto Sensu destas instituições; na Scielo.br e na base de Periódicos da Capes. Os resultados apontam para a existência de grandes lacunas, pois os 23 estudos selecionados representam menos de 1% do montante de trabalhos nas bases investigadas, muitos dos quais não são disponibilizados na íntegra. Neles, destaca-se a temática da EaD como meio de formação inicial e continuada de professores. Os estudos explicitam os limites do desenvolvimento da modalidade a distância e a necessidade de aprimoramento das políticas educacionais, sendo que 82,6% consideram, que apesar dos problemas, a oferta da EaD atende a demandas sociais concretas e 17,4% indicam que a modalidade expressa as políticas neoliberais e traz prejuízos importantes à qualidade de ensino. Concluiu-se que há grande lacuna de estudos sobre a EaD em Mato Grosso do Sul, principalmente aqueles que analisem os aspectos contraditórios de sua constituição.Downloads
Publicado
07-07-2015
Como Citar
Araujo, C. B. Z. M., do Carmo, C. P., Bezerra, V. de O., & de Freitas, A. V. A. (2015). A produção científica sobre a Educação a Distância em Mato Grosso do Sul: lacunas e tendências. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 13(30), 25–52. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/1096
Edição
Seção
Artigos