O brincar na Educação Infantil e a importância da mediação do professor

Autores

  • Cristiane Angst
  • Lisiane Machado de Oliveira-Menegotto Universidade Feevale
  • Carmem Regina Giongo Universidade Feevale

Resumo

O brincar tem um importante papel na infância e no processo de constituição psí­quica. Na Educação Infantil, o professor tem como função mediar o brincar, de modo que a forma como ele conduz o manejo e a relação com a criança tem significativa relevância para o desenvolvimento infantil. Esse estudo tem como objetivo problematizar o manejo do professor de Educação Infantil, considerando o brincar como um elemento de mediação na relação com a criança. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cuja coleta de dados foi realizada na turma do Maternal II, em uma escola de Educação Infantil do interior do estado do Rio Grande do Sul. Como instrumentos de pesquisa, foram utilizados a observação de natureza participante e a análise documental do Projeto Polí­tico-Pedagógico. Participaram da pesquisa 16 crianças com idade média de três anos, e duas professoras. A análise dos dados ocorreu por meio de análise de conteúdo e triangulação, considerando o Projeto Polí­tico-Pedagógico e os diários de campo. Os resultados apontaram para divergências entre o manejo das professoras e o que propõe o Projeto Polí­tico-Pedagógico da escola em questão. O estudo envolveu crianças que ainda estão constituindo recursos psí­quicos para lidar com os conflitos evocados na relação entre pares, o que demanda mediação e envolvimento do professor nas atividades lúdicas. Os resultados, ademais, evidenciaram a complexidade e as dificuldades que envolvem o trabalho do professor de Educação Infantil e a importância de eles serem cuidados enquanto trabalhadores para que possam exercer o cuidado das crianças.

Biografia do Autor

Cristiane Angst

Psicóloga (Universidade Feevale) e pós-graduanda em Neuro-Educação e Educação Inclusiva (Capacitar-NH).

Lisiane Machado de Oliveira-Menegotto, Universidade Feevale

Psicóloga Clí­nica e Escolar. Mestre e Doutora em Psicologia do Desenvolvimento (UFRGS). Docente do Curso de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade Feevale.

Carmem Regina Giongo, Universidade Feevale

Psicóloga do Trabalho e das Organizações. Mestre em Psicologia (UNISINOS). Doutoranda em Psicologia Social (UFRGS). Docente do Curso de Psicologia da Universidade Feevale.

Publicado

05-11-2015

Como Citar

Angst, C., Oliveira-Menegotto, L. M. de, & Giongo, C. R. (2015). O brincar na Educação Infantil e a importância da mediação do professor. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 13(32), 171–197. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/1046

Edição

Seção

Artigos