Indicadores de autorias docente e discente em redes de aprendizagem presencial e online

Autores

  • Mirian Amaral
  • Marcio Silveira Lemgruber UNESA

Resumo

Ao longo do tempo, a noção de autor vem sofrendo deslocamentos significativos, caracterizados por sua presença, ocultação ou disfarce na obra. Na contemporaneidade, com o digital interligado em rede, essa questão ganha relevo, na medida em que a facilidade de acesso a pesquisas, artigos, resenhas, ví­deos, entre outros, disponibilizados na rede, amplia a prática da cópia, tornando tênue a fronteira entre o que é próprio e o que é alheio; o que tem sido visto como plágio acadêmico. Como, então, evitar que os estudantes extraiam de sites publicados, ou da mí­dia em geral, fragmentos de textos de autores diversos, num processo automático de reprodução do já conhecido e sabido? Como estimular os indiví­duos a tecerem seus conhecimentos e, principalmente, atribuí­rem maior valor à aprendizagem que ao ensino? Diante dessa realidade e amparados no paradigma da complexidade e na perspectiva da pesquisa-formação multirreferencial, os autores objetivam, neste artigo, apresentar os principais indicadores que potencializaram e materializaram processos autorais em redes educativas, presencial e online. Os resultados foram obtidos, a partir da análise das narrativas dos praticantes culturais, no contexto formativo da disciplina "Cotidianos e Currí­culos - uma prática social em formação", no curso de Graduação em Educação de uma universidade pública, no Rio de Janeiro. Palavras-chave: Cibercultura; Redes educativas; Formação de professores; Indicadores de autorias.

Publicado

05-11-2015

Como Citar

Amaral, M., & Lemgruber, M. S. (2015). Indicadores de autorias docente e discente em redes de aprendizagem presencial e online. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 13(32), 104–131. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/1039

Edição

Seção

Artigos