AS LEIS EM PLATÃO: NORMATIZAÇÃO DA LEI NATURAL
DOI:
https://doi.org/10.5935/25.38.2022.10097Palavras-chave:
Direito, Estado, Justiça, Lei natural, Platão, Punição.Resumo
Resumo: Platão, ao constatar a dificuldade e a impossibilidade de se concretizar o governo das formas ideais (arquétipos), exposto na obra A república, as condutas sociais dos homens são normatizadas e, concomitantemente, as respectivas sanções punitivas e educativas, na obra As leis, com a finalidade de que os cidadãos sejam coagidos a se alinharem a physis que é justa e bela, vislumbrando-se a vida boa, com fundamento na lei natural divina, possibilitando que os cidadãos exerçam em excelência suas virtudes, o que resultará em uma pólis justa e ordenada, que, consequentemente, atingirá a eudaimonía. O objetivo deste artigo é defender a hipótese de que é necessário normatizar e positivar as condutas humanas com fundamento na lei natural divina. E nesse sentido, serão analisadas as leis propostas por Platão, que são a base do pensamento filosófico contemporâneo, positivado nas leis brasileiras em vigência, através da metodologia de pesquisa dedutiva pelo procedimento histórico e bibliográfica.
Palavras-chave: Direito; Estado; Justiça; Lei Natural; Platão; Punição.
Referências
ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de filosofia. Tradução de Alfredo Bosi. 6a ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012.
BOBBIO, Norberto. O positivismo jurídico. Noções de filosofia do direito. São Paulo: Editora Ícone, 2006.
COULANGES, Fustel de. A cidade antiga: estudo sobre o culto, o direito e as instituições da Grécia e de Roma. Tradução de Roberto Leal Ferreira. São Paulo: Martin Claret, 2009. GONZAGA, Alvaro Luiz Travasso de Azevedo. O direito natural de Platão na República e sua positivação na Leis. 174 páginas. Tese de Doutorado em Direito, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
JAEGER, Werner. Paideia: a formação do homem grego. São Paulo: Editora Martins Fonte, 1995.
MASCARO, Alysson Leandro. Filosofia do direito. 7a ed. São Paulo: Editora Atlas, 2019. NOVAES, Roberto Vasconcelos. O filósofo e o tirano: por uma teoria da justiça em Platão. Belo Horizonte: Editora Del Rey, 2006.
PLATÃO. A república. Tradução de Edson Bini. 3a ed. São Paulo: Editora Edipro, 2019.
As leis. Tradução de Edson Bini. 3a ed. São Paulo: Editora Edipro, 2021.
SÓFOCLES, Antígona de Sófocles. Tradução de Trajano Vieira. São Paulo: Editora Perspectiva, 2009.
REALE, Giovanni. História da filosofia grega e romana: Platão. Tradução de Claudio de Lima Vaz, Marcelo Perine. 2aed. São Paulo: Edições Loyola, 2014, volume III.
SÓFOCLES, Antígona de Sófocles. Tradução de Trajano Vieira. São Paulo: Editora Perspectiva, 2009.
STRAUSS, Leo. Direito natural e história. Tradução de Bruno Costa Simões. 2aed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores de trabalhos publicados nesta revista declaram conhecer e concordar com as seguintes regras:
1. O envio de qualquer colaboração implica a cessão integral e gratuita dos direitos autorais à Revista, que não se obriga a devolver os originais das colaborações encaminhadas.
2. Os artigos publicados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Juris Poiesis ou da Universidade Estácio de Sá.