A Judicialização da Política e a Atuação Política dos Juristas em Perspectiva Comparada: Os Casos Brasileiro e Estadunidense. - DOI 10.5935/2448-0517.20190069
Resumen
O presente trabalho analisa e compara os diferentes processos políticos que envolvem os recentes usos e atuações do Judiciário no contexto brasileiro e estadunidense. Para tanto serão utilizados os conceitos de judicialização da política de Luiz Werneck Vianna e outros que dispõe do Poder Judiciário como ator político no Brasil, e os processos judiciais enquanto engajamento político de demandas judiciais e como catalizadores de processos políticos em Michael W. McCann. A comparação aqui se refere a apresentar por contraste os processos de atuação política dos juristas no Brasil e nos EUA a partir de trabalhos dos autores citados com o fim de debater as distintas abordagens da atuação política dos juristas na sociologia do direito brasileiro e estadunidense, enfatizando as tradições de pesquisa que se desdobraram nestes países e focando fenômenos próprios a estes contextos.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores de trabalhos publicados nesta revista declaram conhecer e concordar com as seguintes regras:
1. O envio de qualquer colaboração implica a cessão integral e gratuita dos direitos autorais à Revista, que não se obriga a devolver os originais das colaborações encaminhadas.
2. Os artigos publicados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Juris Poiesis ou da Universidade Estácio de Sá.