Ensaio sobre o conceito "dignidade da pessoa humana": um juízo legítimo ou um legitimador de juízes? - DOI 10.5935/2448-0517.20190052
Resumen
A dignidade da pessoa humana é um dos conceitos dogmáticos centrais mediante o qual os juristas articulam a legislação internacional com os ordenamentos jurídicos nacionais. Muitas fontes do direito se baseiam e até se erigem neste princípio valorativo. Nessa perspectiva, surgiu a necessidade de fazer um ensaio sobre o princípio da dignidade da pessoa humana enquanto lugar comum argumentativo no ambiente forense. A abordagem utilizada foi de caráter qualitativo. O método preponderante foi o dedutivo. A pesquisa é exploratória e possui duas técnicas de coleta de dados: bibliográfica e a documental. A técnica de análise de dados é a análise retórica, mais especificamente a metódica desestruturante do direito. Os resultados qualitativos obtidos foram a descrição da difícil fixação ontológica do significante investigado e a trivialidade do topos "dignidade da pessoa humana" no direito brasileiro.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores de trabalhos publicados nesta revista declaram conhecer e concordar com as seguintes regras:
1. O envio de qualquer colaboração implica a cessão integral e gratuita dos direitos autorais à Revista, que não se obriga a devolver os originais das colaborações encaminhadas.
2. Os artigos publicados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Juris Poiesis ou da Universidade Estácio de Sá.