Modernidade, Globalização e as Redes Transnacionais de Apoio aos Povos Indígenas: o cosmopolitismo insurgente
DOI:
https://doi.org/10.5935/26.40.2023.9706Keywords:
Modernidade, Colonialidade, Direito Internacional, Redes Transnacionais, Povos indígenasAbstract
A modernidade se encontra atrelada à colonialidade, e as concepções de mundo de ordem eurocêntrica tendem a expandir-se e alcançarem hegemonia também na formação do direito internacional, num processo que invisibiliza cosmovisões não ocidentais. No século XXI, porém, emergem num mundo multipolar e multicivilizacional novas estratégias de descolonização, com raiz em movimentos populares e indígenas, que culminam em articulações de escala regional e global, bem como na formação de redes de proteção que transcendem fronteiras e se utilizam de instrumentos antes monopolizados pela modernidade hegemônica em expansão. Por meio de um estudo dedutivo, a presente pesquisa partirá de uma síntese acerca da formação da modernidade e de sua outra face, a colonialidade, a partir da expansão das fronteiras do capital. Em seguida, abordará a formação do direito internacional em sua raiz eurocêntrica e a gradual expansão de seus mecanismos de legitimidade no novo século a partir da incorporação de visões indígenas não ocidentais e da articulação indígena em escala transnacional. Por fim, o trabalho trará exemplos de aplicação prática do cosmopolitismo contra-hegemônico mencionado por Boaventura de Sousa Santos, ressaltando o papel das redes transnacionais de proteção na ressignificação de valores pós-modernistas por uma perspectiva descolonial.
References
ALMEIDA, A. W. B. D. Terra de quilombo, terras indígenas, “babaçuais livre”,“castanhais do povo”, faixinais e fundos de pasto: terras tradicionalmente ocupadas. 2. ed. Manaus: PGSCA-UFAM. 2008.
ARAUJO JUNIOR, J. J. Direitos Territoriais Indígenas: Uma interpretaçao intercultural. Rio de Janeiro: Editora Processo, 2018.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
BRASIL. Ministério da Saúde. Disponível em <https://covid.saude.gov.br/>. Acesso em 21 de ago. de 2020.
BRASIL. Jurisprudência da Corte Interamericana de Direitos Humanos / Secretaria Nacional de Justiça, Comissão de Anistia, Corte Interamericana de Direitos Humanos. Tradução da Corte Interamericana de Direitos Humanos. Brasília : Ministério da Justiça, 2014.
CIDH. Pueblos indígenas y tribales de la Panamazonia. 2019. _____. Resolução 35/2020. 2020.
FLORES, J. H. Direitos Humanos, Interculturalidade e Racionalidade de Resistência. Sequência, Florianópolis, 2002. 9-29.
FONTELES, G. M. Povos indígenas e globalização - Redes Transnacionais de Apoio a Causas Indígenas e a Usina Hidrelétrica de Belo Monte: Um estudo exploratório. Brasília: Universidade de Brasília, 2012.
MIGNOLO, W. D. The Darker Side of Western Modernity: global futures, decolonial options. Durham: Duke University Press, 2011.
MOREIRA, Ardilhes; PINHEIRO, Lara. OMS declara pandemia de coronavírus. G1, 11 de mar. de 2020. Disponível em <https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/03/11/oms-declara-pandemia-de- coronavirus.ghtml>. Acesso em 22 de ago. de 2020.
NOGUEIRA, C. B. C. A autodeterminação dos povos indígenas frente ao Estado. Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná. 2016.
OEA. Inter-American Commission on Human Rights. Situación de los derechos humanos de los pueblos indígenas y tribales de la Panamazonía : Aprobado por la Comisión Interamericana de Derechos Humanos el 29 de septiembre de 2019 / Comisión Interamericana de Derechos Humanos. p. ; cm. (OAS. Documentos oficiales ; OEA/Ser.L/V/II).
SANTOS, Boaventura de Sousa (Org). Reconhecer para libertar. Os caminhos do cosmopolitismo cultural. Porto: Afrontamento, 2004, Também publicado em SANTOS, Boaventura de Souza. A gramática do tempo: para um nova cultura política. São Paulo: Cortez Editora, 2006. p. 433-470. Disponível em . Acesso em 23 de ago. 2020.
SILVA FILHO, José Carlos Moreira da. Multiculturalismo e movimentos sociais: o privadopreocupado com o público. Revista da Faculdade de Direito UFPR, 2005. Disponível em <https://revistas.ufpr.br/direito/article/view/7021>. Acesso em: 17 ago. 2020.
YASUAKI, O. Direito Internacional em Perspectiva Transcivilizacional. Belo Horizonte: Arraes Editores, 2017.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors of papers published in this journal declare to acklowledge and agree with the following rules:
1. The submitting of any colaboration implies on free and complete assignment of the copyrights to the journal, which is not obligated to return the originals of submitted colaborations.
2. Published papers represent the expression of the author’s point of view, not repressenting an oficial position of Juris Poiesis jornal, or Univesidade Estacio de Sas’s.