Ressignificação da Função Socioambiental da Propriedade como Direito Difuso: Multititularidade e Cidadania Pós-COVID-19
Abstract
O estudo objetiva o entendimento da Multipropriedade e da Multitularidade como fenômenos sociais transformadores do conceito de propriedade até então existente. Aos conceitos privatistas de propriedade se aplicam as contemporâneas definições de economia do acesso e economia do compartilhamento, dando à propriedade - antes exclusivista - caráter inclusivo, ampliativo e de bem difuso, de uso comum. Sob o método hipotético-dedutivo e de revisão de literatura, pode-se compreender que, não bastasse relevante, o tema ainda será objeto de amplo debate na academia, possibilitando a inclusão de indivíduos alijados do direito à propriedade. Como principais resultados destaca-se que a economia do acesso se constitui em modelo de vida irreversível e transformador da sociedade com impacto significativo ao acesso dos indivíduos aos bens moveis e imóveis, materiais e imateriais, corpóreos e incorpóreos, promovendo a cidadania e o bem da coletividade.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors of papers published in this journal declare to acklowledge and agree with the following rules:
1. The submitting of any colaboration implies on free and complete assignment of the copyrights to the journal, which is not obligated to return the originals of submitted colaborations.
2. Published papers represent the expression of the author’s point of view, not repressenting an oficial position of Juris Poiesis jornal, or Univesidade Estacio de Sas’s.