Força e Performatividade: Stanley Fish e a Prática do Direito. DOI 10.5935/2448-0517.20190058
Keywords:
decisão judicial, Stanley Fish, interpretação jurídica, performativoAbstract
O presente artigo pretende abordar a maneira como Stanley Fish confronta os posicionamentos de H. L. A Hart e Ronald Dworkin acerca da interpretação jurídica trazendo à tona a sua leitura particular da performatividade no direito. Nas primeiras seções o trabalho contempla a maneira como Hart concebe a força coercitiva do direito, a sua relação com as regras e de que forma a interpretação surge como um problema significativo. Na última seção, o artigo se volta para a posição de Dworkin, ressaltando a dimensão coletiva das práticas interpretativas. No confronto com as duas posições, a abordagem de Fish reitera a importância das regras subjacentes às comunidades interpretativas e de que maneira elas atuariam delimitando e validando a atuação do intérprete.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors of papers published in this journal declare to acklowledge and agree with the following rules:
1. The submitting of any colaboration implies on free and complete assignment of the copyrights to the journal, which is not obligated to return the originals of submitted colaborations.
2. Published papers represent the expression of the author’s point of view, not repressenting an oficial position of Juris Poiesis jornal, or Univesidade Estacio de Sas’s.