A tutela multinível de direitos fundamentais numa perspectiva dialógica: a proteção regional e nacional da presunção de inocência DOI:10.5935/2448-0517.20180028
Abstract
Como a garantia do princípio da presunção de inocência em nível regional nos Tratados Internacionais de Direitos Humanos ratificados pelo Brasil e na Constituição Brasileira de 1988 pode ser articulada para a maior proteção deste direito fundamental? Para responder a esta pergunta, propõe-se a discussão desta proteção em seus múltiplos níveis - nacional, regional, local - analisando sua inserção nos tratados que versam sobre os direitos humanos, a fim de mostrar suas intersecções e distinções no que se refere à positivação no ordenamento brasileiro. A pesquisa parte de uma abordagem teórica, com o método hipotético-dedutivo, em que se pretende organizar as premissas em torno da tutela multinível de direitos fundamentais e suas possibilidades dialógicas, para estabelecer uma compreensão do princípio da não-culpabilidade. Sustenta-se a hipótese de que a conjunção dos aspectos garantistas do sistema regional e brasileiro de proteção de direitos ampara um não-retrocesso na garantia da presunção da inocência, de sorte que a prisão somente deve ocorrer a partir do trânsito em julgado da sentença penal condenatória.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors of papers published in this journal declare to acklowledge and agree with the following rules:
1. The submitting of any colaboration implies on free and complete assignment of the copyrights to the journal, which is not obligated to return the originals of submitted colaborations.
2. Published papers represent the expression of the author’s point of view, not repressenting an oficial position of Juris Poiesis jornal, or Univesidade Estacio de Sas’s.