Sociedade de consumo e demanda por energia elétrica: construção de hidrelétricas no rio Uruguai como reflexo do consumismo. DOI 10.5935/2448-0517.20180006
Abstract
Este artigo objetiva, em linhas gerais, apresentar como o consumismo estimula a aquisição de bens em proporções insaciáveis, o que induz a produção e a disposição de bens, produtos e mercadorias individuais e coletivos, bem como relatar as transformações sociais ocorridas a partir do século XX influenciadas pela sociedade de consumo e o fomento ao setor energético para abastecer o ramo produtivo e atender o desejo, cada vez mais específico e supérfluo, das pessoas. A hipótese apontada é a de que o consumo incita a demanda por energia elétrica, o que promove a adequação das políticas públicas a fim de investir em recursos para a geração de eletricidade, sendo a construção de hidrelétricas no Rio Uruguai uma alternativa apresentada como viável (mesmo com todas as implicações socioambientais que apresenta). Objetivos específicos: i) descrever como o consumo tem incitado a disposição de bens, produtos e mercadorias individuais e coletivos; ii) analisar as políticas públicas referentes à produção de energia elétrica no Brasil; iii) descrever historicamente a construção de hidrelétricas no Rio Uruguai. Metodologia: método de pesquisa hipotético-dedutivo, com abordagem monográfica de viés qualitativo, e técnica de pesquisa bibliográfica-documental.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors of papers published in this journal declare to acklowledge and agree with the following rules:
1. The submitting of any colaboration implies on free and complete assignment of the copyrights to the journal, which is not obligated to return the originals of submitted colaborations.
2. Published papers represent the expression of the author’s point of view, not repressenting an oficial position of Juris Poiesis jornal, or Univesidade Estacio de Sas’s.