Corrupção e a negação de direitos: o controle preventivo (externo) e os meios alternativos de solução de conflito como mecanismos de combate. DOI: 10.5935/2448- 0517.20170006
Abstract
O tema corrupção vem ganhando cada vez maior proporção no ordenamento jurídico brasileiro, isso não poderia ser de outra maneira tendo em vista o grande número de escândalos que assolam o ambiente político brasileiro. O imbróglio não é recente, mas seu enfrentamento ganha a cada dia contornos diferenciados. Nesta senda, o presente estudo almeja analisar o sistema preventivo de controle externo desempenhado pelos Tribunais de Contas, pelo Ministério Público e pelos cidadãos sobre a atuação da Administração Pública representa mecanismo jurídico adequado no combate à corrupção e como meio alternativo de resolução dos conflitos judiciais, uma vez que contribuem com celeridade da resolução dos litígios e o racionamento de processos judiciais, mormente para impedir as ilegalidades e o abuso de poder antes da consolidação do ato administrativo e dos danos causados ao erário. Os direitos da personalidade representarão o liame estrutural do estudo, pois, conduzirá toda a análise vislumbrando a pretensão de sua efetivação. No intuito de atender à proposta desse estudo, a metodologia aplicada utilizou-se de revisão de literatura, aliando-se a visitação de textos clássicos e contemporâneos relevantes aos temas abordados, tanto em âmbito nacional como estrangeiro.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors of papers published in this journal declare to acklowledge and agree with the following rules:
1. The submitting of any colaboration implies on free and complete assignment of the copyrights to the journal, which is not obligated to return the originals of submitted colaborations.
2. Published papers represent the expression of the author’s point of view, not repressenting an oficial position of Juris Poiesis jornal, or Univesidade Estacio de Sas’s.