ENTRE JURISPRUDÊNCIA, DOUTRINAS E TEORIAS: OS USOS DA CATEGORIA "CIÊNCIA" NO CAMPO ACADÊMICO BRASILEIRO

Authors

  • Michel Lobo Toledo Lima Universidade Veiga de Almeida
  • Maria Stella Faria de Amorim Universidade Veiga de Almeida

DOI:

https://doi.org/10.5935/jp.v25i37.10545

Abstract

Neste trabalho trouxemos questões suscitadas ao longo das nossas formações originais em direito e em ciências sociais, e, sobretudo, nas nossas experiências docentes enquanto pesquisador de pós-doutorado e professora titular, respectivamente, no campo do direito, que suscitaram reflexões sobre a construção do conhecimento no campo acadêmico do direito. Em nossas experiências em pesquisa empí­rica e como docentes na graduação e pós-graduação em direito, além das nossas participações nos mais variados eventos acadêmicos - no Brasil e no exterior -, em bancas nos mais diferentes ní­veis, e orientações conclusas e em andamento, chamou-nos a atenção o uso de um recurso muito comum nos trabalhos acadêmicos no campo jurí­dico, que é o de invocar a ciência como pilar argumentativo para seus trabalhos. Paradoxalmente, a maioria dos alunos não sabem muito bem o que isso significa, usando a doutrina jurí­dica, do dever ser, como sinônimo de teoria e/ou de ciência. Explicitar alguns usos da categoria "ciência" no campo acadêmico do direito brasileiro, para (não) ensinar sua prática, é o fim deste trabalho.

Published

2022-04-28

How to Cite

Lima, M. L. T., & Amorim, M. S. F. de. (2022). ENTRE JURISPRUDÊNCIA, DOUTRINAS E TEORIAS: OS USOS DA CATEGORIA "CIÊNCIA" NO CAMPO ACADÊMICO BRASILEIRO. Juris Poiesis - Qualis B1, 25(37), 240–266. https://doi.org/10.5935/jp.v25i37.10545

Issue

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Artigos