Incertezas e Conflitos na relação Famí­lia/Escola em decorrência da COVID-19: um olhar a partir do Estado do Rio de Janeiro

Autores

  • Carlos Alberto Lima de Almeida Universidade Estácio de Sá
  • Klever Paulo Leal Filpo Universidade Católica de Petrópolis

Resumo

Este artigo propõe reflexões acerca dos conflitos surgidos nas relações entre famí­lia e escola na esteira das medidas de isolamento social decorrentes da COVID-19, especialmente a suspensão das aulas. A discussão está situada no campo do direito público por envolver o Direito à Educação e os métodos empregados para administrar ou solucionar esses conflitos. São abordadas as normativas baixadas para regulamentar as atividades educacionais durante a pandemia, o clima de insegurança jurí­dica subsequente, o surgimento dos conflitos e reflexões sobre a dificuldade de construir caminhos consensuais, tal como o emprego da mediação. A pesquisa é qualitativa e foi realizada a partir de fontes bibliográficas, incluindo levantamento da legislação e matérias jornalí­sticas pertinentes.

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Publicado

2020-12-10

Como Citar

Almeida, C. A. L. de, & Filpo, K. P. L. (2020). Incertezas e Conflitos na relação Famí­lia/Escola em decorrência da COVID-19: um olhar a partir do Estado do Rio de Janeiro. Juris Poiesis - Qualis B1, 23(33), 66–90. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/jurispoiesis/article/view/9320

Edição

Seção

Artigos