O transgênero e o direito previdenciário: omissão legislativa e insegurança jurídica no acesso aos benefícios. DOI 10.5935/2448-0517.20180003
Resumo
A discussão sobre os indivíduos transgêneros tem sido mundialmente objeto de pauta tanto na seara social quanto na jurídica. Em relação a seus direitos e deveres são observadas a falta de legislação específica e a insegurança jurídica, não obstante, a Legislação Pátria assegura o atendimento ao princípio da isonomia e à dignidade da pessoa humana, bem como a obediência aos direitos fundamentais do indivíduo. O presente estudo concentra-se na abordagem acerca de tais elementos, com ênfase nos direitos previdenciários dos indivíduos transexuais, por meio do levantamento dos principais entendimentos acerca do tema, tanto em âmbito nacional quanto internacional, o que demonstra a necessidade de criação de novos mecanismos que projetem avanços nos direitos dos transgêneros.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores de trabalhos publicados nesta revista declaram conhecer e concordar com as seguintes regras:
1. O envio de qualquer colaboração implica a cessão integral e gratuita dos direitos autorais à Revista, que não se obriga a devolver os originais das colaborações encaminhadas.
2. Os artigos publicados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Juris Poiesis ou da Universidade Estácio de Sá.